15 de mar. de 2011

BRADESCO E BB AVANÇAM NA CRIAÇÃO DA BANDEIRA ELO

portal Economia & Negócios 15/03/2011 - Altamiro Silva Júnior (Agencia Estado)

O Banco do Brasil e o Bradesco deram mais um passo para a criação da bandeira de cartões Elo. Anunciada em abril de 2010, a bandeira ainda não chegou ao mercado, mas os bancos anunciaram hoje a constituição da Elo Participações, holding que vai deter fatias em uma série de empresas dos dois bancos, incluindo a processadora de cartões Fidelity e a promotora de vendas Ibi, comprada pelo Bradesco da C&A em 2009. A Elo vai ter ainda uma empresa de caixas eletrônicos.

Para que a Elo seja uma empresa privada, e portanto mais ágil para a contratação de serviços e executivos, o Bradesco vai ter a maioria das ações da Elo Participações, com 50,01% do capital. O BB fica com o restante. A Caixa Econômica Federal também vai emitir a bandeira Elo, mas ainda não foi definido se terá uma participação em algumas dessas empresas.

A Elo Participações vai ter uma fatia na Companhia Brasileira de Soluções e Serviços (CBSS). Dona dos cartões de benefícios Visa Vale, a CBSS é controlada pelo Bradesco e pelo BB e agora passou a fazer parte da bandeira Elo. O comunicado divulgado pelos dois bancos hoje não detalha qual será essa participação, apenas diz que a empresa será integrada à holding.

Uma das novidades, segundo o comunicado, é que a Elo Participações, por meio da CBSS, vai ficar com a participação do Bradesco na processadora de cartões Fidelity. Essa participação é avaliada em R$ 557,9 milhões. O Bradesco detinha 49% do capital da Fidelity e agora, indiretamente, o BB também será acionista da empresa. A Fidelity processa operações de pagamento com cartões (cuida da parte tecnológica das transações) do Bradesco e também vai cuidar dos cartões Elo. O BB, que faz o processamento das operações internamente, também pode transferir essas operações para a Fidelity.

A CBSS também vai ficar com 100% das ações detidas pelo Bradesco na Ibi Promotora de Vendas. Essa operação é avaliada em R$ 419 milhões.

"Em abril do ano passado, os dois bancos anunciaram um memorando de entendimento. Nesta terça-feira, soltaram um memorando com caráter vinculante, o que mostra que a parceria assumiu caráter mais efetivo e está evoluindo", destaca o especialista em varejo financeiro, Boanerges Ramos Freire, sócio da Boanerges & Cia.

A Elo será uma bandeira de cartões voltada para o público de baixa renda. A aceitação será apenas no Brasil, no primeiro momento. Quando foi anunciada, em abril do ano passado, a previsão era de que chegasse ao mercado em outubro. Mas houve sucessivos atrasos e a última previsão dos dois bancos era de que o lançamento ocorresse ainda neste primeiro trimestre. Quem vai administrar a bandeira é a Elo Serviços, controlada pela Elo Participações.

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