portal InfoMoney 16/03/2011 - Camila F. de Mendonça
Com a crise que o Japão enfrenta, gerada pelo terremoto que atingiu o país na última semana - além de tremores secundários que ainda permanecem -, os bancos estudam adotar medidas para beneficiar os brasileiros que pretendem fazer algum tipo de transação bancária para o país e aqueles que lá vivem.
O Banco do Brasil já anunciou suas ações, que consistem em beneficiar os brasileiros residentes no Japão, os japoneses que vivem no Brasil e os funcionários do banco que atuam nas sete agências do banco no país asiático.
Para esse público, o banco isentará de tarifa de liquidação as remessas enviadas aos clientes pessoas físicas que estiverem nas províncias atingidas pelos desastres. As remessas feitas por meio de agências no Brasil para os clientes pessoas físicas que estiverem no Japão estarão isentas da cobrança de tarifa de envio de remessas.
Doações
Além desses benefícios, o BB também disponibiliza as suas agências no Japão para a coleta de alimentos e peças de vestuários, em cooperação com organismos não-governamentais.
O banco também afirmou em nota que está atuando ao lado da Embaixada e consulados do Brasil no país para viabilizar auxílio médico, psicológico e outros necessários às famílias brasileiras que residem no país asiático.
Outros bancos
A Caixa Econômica Federal e o HSBC também estudam medidas nesse sentido. No primeiro caso, o banco estuda a possibilidade de reduzir ou isentar as tarifas sobre as ordens de pagamento do Brasil para o Japão. Já o HSBC informou que, por ora, o que se estuda são benefícios restritos aos colaboradores que atuam no país.
Consultados, o Bradesco e o Santander informaram, por meio de suas assessorias de imprensa, que ainda não definiram nenhuma medida a respeito dos desastres ocorridos no Japão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário