9 de out. de 2011

BUSCAPÉ QUER A LIDERANÇA EM PAGAMENTO ON-LINE NO BRASIL

jornal Brasil Econômico 27/09/2011 – Carolina Pereira

Após adquirir quatro empresas da área de pagamentos digitais nos últimos três anos, o Buscapé estrutura agora a divisão de serviços financeiros com a meta de chegar a liderança no segmento, que o UOL diz ser da PagSeguro. O objetivo é usar a força do grupo, que engloba quinze diferentes companhias, para impulsionar o uso das marcas DinheiroMail, PagosOnline e Pagamento Digital na internet.

No primeiro semestre do ano o varejo on-line movimentou R$ 8,4 bilhões no Brasil, valor 24% maior que o do mesmo período do ano passado segundo a consultoria E-bit, números que aquecem o mercado de meios de pagamento on-line no país. Ao contrário do que acontece em países como Colômbia e Argentina, onde o Buscapé chega a ter mais de 80% do mercado, ou nos Estados Unidos, onde a Paypal é líder, no Brasil o mercado é bastante disputado entre empresas como o PagSeguro, do UOL, Braspag, comprada em maio pela Cielo, a Moip e o próprio Buscapé.

O objetivo de Marcos Cavagnoli, vice-presidente de serviços financeiros do Buscapé, é usar a força do grupo e os outros serviços oferecidos para mudar este cenário no país. Para ele, a venda conjunta de serviços com o a presença dos clientes no comparador de preços Buscapé será um dos impulsionadores do crescimento da área no Brasil. A divisão teve crescimento de 100% ao ano nos últimos dois anos e a meta é continuar aumentando a receita duas a três vezes mais que o comércio eletrônico no país, que deve ter aumento de cerca de 30% neste ano.

Concorrentes

A expectativa é similar a de um dos concorrentes, a Moip, que também pretende aumentar a receita em100% em 2011 e atingir R$ 30 milhões, segundo Igor Senra, presidente da empresa. “Um mercado que cresce muito como o de comércio eletrônico abre espaço para muitos concorrentes”, diz Senra. Para ele, o mercado deve iniciar um processo de consolidação dentro de cinco anos, quando o ritmo de crescimento diminuir. “Somos muito assediados por empresas e fundos de investimento”, diz.

O PagSeguro, que afirma ser o atual líder do mercado, quer crescer 50% acima do ritmo do mercado de varejo on-line e não exclui a possibilidade de fazer aquisições, de acordo com o diretor Ricardo Bortas. “O UOL tem sido bastante ativo em termos de aquisições”, afirma.

Nenhum comentário: