portal Executivos Financeiros 02/08/2011
O Mercado de EPOS(Electronic Point of Sales) - que são as máquinas leitoras de cartões encontradas em estabelecimentos comerciais - está se recuperando do ambiente de recessão de 2008 e 2009, de acordo com a nova pesquisa da consultoria de estratégia Retail Banking Research.
O número de terminais de EPOS comercializados mundialmente aumentou 11% em 2010, atingindo 1.38 milhão e o total de terminais instalados alcançou 10 milhões de unidades.
O desafio tem sido trabalhar com varejistas e operadores do ramo de hotelaria para operar os terminais de EPOS por tempo maior antes de substituí-los. Além disso, novas instalações permanecem subutilizadas.
A IBM detém 22% do total de remessas de terminais EPOS , e lidera o Mercado na América do Norte, América Latina, Oeste Europeu, Centro Leste e África (MEA). A empresa alemã Wincor Nixdorf é o segundo maior fornecedor, e o maior no mercado da Europa Central e Leste (CEE). Globalmente, Wincor Nixdorf é seguida pela NCR, que tem forte presença nas Américas e MEA. A japonesa Toshiba TEC é o maior fornecedora na Ásia, e é a líder na região Ásia-Pacífico devido a sua forte posição no mercado local.
Ásia-Pacífico, liderada por China, é o maior mercado regional
A Ásia-Pacífico é o maior mercado regional de EPOS, respondendo por 32% das remessas globais em 2010. Os embarques de EPOS para a região aumentou 7%, alcançando 440 mil, graças especialmente ao forte crescimento na China. Em contraste, o mercado mais maduro japones estagnou nos últimos anos.
A Europa Ocidental é a segunda maior região para embarques de EPOS, com a França e a Turquia mostrando um forte crescimento. América do Norte ficou em terceiro lugar em termos de embarques, mas continua a ser o maior mercado regional, quando medida pela base instalada. As remessas para as duas regiões cresceram em 2010, mas permaneceuram bem abaixo dos níveis registrados em 2007 e 2008, sugerindo que a recuperação total ainda está um pouco distante.
Mercados emergentes para impulsionar o crescimento futuro
As previsões da RBR para as remessas globais de EPOS são um aumento de 14% em 2011 e 12% em 2012, com varejistas e operadores de hotelaria retomando a atividade de substituição e nova instalação. O crescimento irá continuar em um ritmo mais lento até 2015 e 2016, quando a desaceleração do mercado de
2008-2010 irá causar uma queda nos embarques, quando as máquinas irão precisar de menos substituições.
Os mercados em desenvolvimento da América Latina, CEE e MEA, que em conjunto representam apenas 14% dos 2.010 embarques, têm potencial a longo prazo. Na América Latina, o Brasil irá conduzir o crescimento futuro de remessas de EPOS , enquanto a Rússia terá um significado semelhante em CEE.
Em um nível global, a base instalada dentro do setor de hotelaria é esperado um aumento de 6% entre 2010 e 2016. A penetração de unidades programáveis ainda é baixo neste segmento, até porque utiliza-se mais caixas eletrônicos.
Isso reflete a natureza fragmentada da indústria de hotelaria em relação ao setor de varejo. As instalações no segmento de alimentos / produtos não alimentares (hipermercados, supermercados, lojas de conveniência) deverão crescer apenas 4%, uma conseqüência não só de maior penetração, mas também da migração das tradicionais terminais para alternativas de auto-atendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário