portal InfoMoney 25/08/2011
Entre os países latino-americanos, o Brasil se destacou, com 83% dos consumidores que fazem compras on-line. Em seguida, está o Chile, com 80% dos consumidores.
A Argentina aparece em terceiro lugar, com 77% dos consumidores. Logo atrás, vêm o México, com 71%, e a Colômbia, com 69% dos consumidores que fazem compras por websites.
Segundo a pesquisa global realizada pela IBM com cerca de 30 mil pessoas, sendo 2.200 do Brasil, os compradores da América Latina estão a frente dos demais consumidores do mundo, quando o assunto é velocidade da adoção de novas tecnologias.
A quantidade de brasileiros que usam alguma plataforma de compra como websites, dispositivos móveis ou quiosque na loja é de 70%, superando a China, com 62%, e Estados Unidos, com 48% dos consumidores.
Perfil
O perfil desse consumidor on-line na América Latina é predominante de homens dispostos a gastar dinheiro com itens de satisfação pessoal, otimista sobre seus rendimentos e influenciado pela opinião de amigos, familiares e estranhos. Outro fator que leva este público a fazer compras virtuais é a falta de tempo e a conveniência.
No Brasil, os itens mais comprados pela internet são os eletrodomésticos, seguidos por livros e CDs/DVDs.
Segundo o consultor de varejo da IBM, Alejandro Padron, a TV personalizada seria uma tecnologia que funcionaria muito bem na América Latina, permitindo que, com o controle remoto, o consumidor pudesse comprar os mais recentes itens do varejo, sem sair de casa.
Plataformas
A quantidade de consumidores da América Latina que usam mais de duas tecnologias para fazer compras é a maior do mundo, superando até a China.
A segunda plataforma mais usada pelos consumidores da região são os quiosques que geralmente ficam nas lojas. Nesta plataforma, o Brasil também se destaca, com 57% dos consumidores, conforme a tabela abaixo:
A pesquisa da IBM foi conduzida em outubro de 2010 na Austrália, Argentina, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, França, Alemanha, Itália, México, Reino Unido e Estados Unidos.
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