29 de ago. de 2011

CRUZEIRO DO SUL QUER MUDAR COMPOSIÇÃO DE SUA CARTEIRA

jornal DCI 24/08/2011 - Marcelle Gutierrez

Com 95% da receita total proveniente do crédito consignado a funcionários públicos e pensionistas do INSS, o banco Cruzeiro do Sul pretende diversificar os produtos na área de varejo, com a meta de obter 30% das receitas com empréstimos a pequenas e médias empresas, cartões e operações de câmbio. Como parte da estratégia, a instituição lança o cartão pré-pago multimoeda Visa TravelMoney, direcionado para turistas brasileiros e estrangeiros. Segundo executivos do banco, a expectativa é de comercializar 100 mil unidades em 2011 e ultrapassar a emissão de 400 mil em três anos.

Na soma dos meses de abril, maio e junho, o lucro líquido do Cruzeiro do Sul foi de R$ 40,50 milhões, recuo de 1,2% ante o do primeiro trimestre do ano, de R$ 41 milhões. O patrimônio líquido alcançou R$ 1,175,2 milhões e o Índice de Basileia chegou a 18,3%.

O saldo da carteira de crédito atingiu R$ 7,580 bilhões ao final do segundo trimestre, acréscimo de 42,8% na comparação com o mesmo período de 2010, quando totalizou R$ 5,309 bilhões. Do total, 7,216 bilhões correspondem ao crédito pessoal consignado de forma direta e cartão de crédito, com crescimento de 44,4% na comparação com os meses de abril, maio e junho do último ano, que foi de R$ 4,995 bilhões.

O restante da carteira, R$ 364,2 milhões originam dos empréstimos para pequenas e médias empresas (middle market, na sigla em inglês), 4,1% superior ao primeiro trimestre de 2011, quando ficou em R$ 350 milhões, e 16,3% a mais do que o mesmo período em 2010.

Segundo Luís Octavio Índio da Costa, presidente do Conselho de Administração da instituição financeira, o foco atual é criar produtos correlatos no varejo, diferenciados do consignado, com rendas adicionais nos próximos cinco anos. "Meu sonho é que o consignado, no geral, não passe de 70% das receitas totais do banco. O objetivo é que o cartão de crédito, mais a operação de middle (market) e agora este produto (cartão pré-pago Visa TravelMoney) desconcentrem um pouco o banco, porque acho salutar que seja focado em um produto, mas este não precisa ser 100% da receita."

Índio da Costa acrescenta que na carteira de pessoa jurídica as operações são de desconto de recebíveis, com 5% ou 6% de participação no total de ganhos e possibilidade de chegar até 10%. "Pode caminhar até 10%, mas não vejo o Cruzeiro do Sul agressivo no middle. Será um produto secundário, como sempre foi."

No segmento de câmbio, o banco atua na compra e venda de papel moeda, importação, exportação e remessas financeiras, além de importação e exportação de ouro, e operações no mercado interbancário de câmbio. No segundo trimestre, a soma do resultado das operações chegou a R$ 5,606 milhões, recuo de 39,2% em relação aos três primeiros meses do ano, quando chegou a R$ 9,218 milhões.

Neste ramo , o Cruzeiro do Sul lança o cartão pré-pago multimoeda em parceria com a bandeira Visa. O valor de investimento no produto, segundo a instituição financeira, não pode ser divulgado.

A estratégia do plástico está em atingir o crescente número de turistas brasileiros no exterior. "A ideia foi criar um traveller check moderno, com benefícios do cartão de crédito, mas sem o pagamento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), de 6,38%", afirma o executivo Luís Octavio Índio da Costa. De acordo com dados do Banco Central, os gastos dos brasileiros no exterior atingiram valor recorde em julho, de US$ 2,196 bilhões, elevação de 42,9% na comparação com o mesmo mês de 2010, quando a soma chegou a US$ 1,537 bilhão. Na soma do ano, de janeiro a julho, o valor chega a US$ 12,3 bilhões.

Desde 1996, a Visa emite os pré-pagos Visa TravelMoney no Brasil , atualmente pelo Banco do Brasil, Confidence, Rendimento, Bradesco e Schahin. No entanto, o produto lançado pelo Cruzeiro do Sul é o primeiro disponível em 11 moedas, ressalta o diretor-geral da Visa do Brasil, Rubén Osta. "O Brasil é o maior emissor no mundo do Visa TravelMoney. O banco fica despreocupado com a plataforma, já que as transações eletrônicas são realizadas pela versão inovadora da Visa Processing Service (VPS)."

A rede de distribuição será realizada em corretoras de câmbio e agência de turismo. "Hoje temos 30 pontos de venda no Brasil, mas pretendemos dobrar este número até o final do ano", diz Luís Octavio Índio da Costa, do Cruzeiro do Sul, que ainda acrescenta a possibilidade de oferecer o produto aos dois milhões de clientes ativos no crédito consignado.

Além da oferta aos clientes brasileiros, o presidente do conselho de administração ressalta a estratégia de atingir os turistas estrangeiros no Brasil com a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016, que podem realizar a recarga em reais. Até o momento não há parcerias firmadas para a operação, mas há planos de início das negociações com bancos na Europa e Estados Unidos.

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