8 de abr. de 2011

CONCORRÊNCIA AQUECE MERCADO DE PRÉ-PAGOS

jornal Brasil Econômico 08/04/2011 – Ana Paula Ribeiro

As instituições que se consolidaram como emissores de cartões pré-pagos em moeda estrangeira terão agora que se fortalecer para enfrentar a concorrência com os grandes banco que começaram a explorar esse segmento. Desde o final do ano passado, Banco do Brasil, Itaú Unibanco e Bradesco já entraram nesse mercado.

O produto existe desde 1996, mas foi nos últimos anos que ganhou espaço. O vice-presidente do Grupo Confidence, Andreas Wiemer, admite que a concorrência será maior daqui para frente, mas lembra que a instituição é especialista em diversas operações de câmbio, o que contribui para o incremento das vendas de cartões pré-pagos, os plásticos Visa TravelMoney (VTM).

Além disso, a Confidence pretende buscar parceiros para elevar a distribuição desses VTMs. “A entrada de outros bancos vai nos afetar de alguma forma. Mas estamos conversado com outros bancos e corretoras que podem distribuir os cartões que emitimos”, diz o executivo. Segundo ele, a Confidence tem mais 30% do mercado de cartões pré-pagos em moeda estrangeira.

Wiemer conta que a Confidence espera emitir neste ano 100 mil VTMs. A participação dos plásticos é de 25% a 30% das operações de câmbio turismo da empresa, que devem chegar a US$ 1,5 bilhão em2011. “A participação do cartão deve aumentar. Além disso, estamos revisando a nossa projeção para o ano devido ao aumento do IOF nas operações com cartões de crédito”, explica.

De fato, a elevação do Imposto sobre Operações Financeiras feita recentemente pelo governo nas operações com cartões de crédito no exterior, de 2,38% para 6,38%, deve impulsionar o segmento de pré-pago, que tem alíquota do IOF bem inferior, de 0,38%. “É um forte estímulo para o pré-pago”, afirma Boanerges Ramos Freire, da consultoria em varejo financeiro Boanerges & Companhia.

Na avaliação do consultor, mesmo com a entrada de grandes bancos, as instituições mais tradicionais em pré-pagos têm condições de manter uma posição representativa no segmento. “Essas empresas têm experiência no segmento. Vão continuar com espaço porque são focados. Além disso, é um recado que ainda tem espaço para muita gente”, considera Boanerges.

O VTM é o pré-pago para viagens mais antigo que existe. Além da Confidence, os bancos Rendimento—do mesmo grupo da corretora Cotação — e o Schain são emissores tradicionais desse plástico. Agora, contam com a concorrência do BB e da CBBS — administradora do Visa Vale —, que emite os cartões para o Bradesco.

O Banco Schain tem emitido uma média de 8 mil cartões por mês. O diretor de comércio varejo da instituição, Marcus André de Oliveira, acredita que esse número deve crescer com a cobrança do IOF. No entanto, afirmou que a estratégia para o segmento passará por uma revisão. “Emitimos os cartões, mas quem distribui o produto é a Travelex (companhia de origem britânica), que faz a comercialização para as casas de câmbio”, explica.

Novos concorrentes

A CBSS passou a emitir os cartões pré-pagos com bandeira Visa, chamados de Money Card, para o Bradesco, que fará a distribuição em sua rede. A meta é comercializar 200 mil unidades ao ano. Mesmo número previsto pelo Banco do Brasil, que emite VTMs desde novembro.

O Bradesco também irá oferecer aos clientes o American Express GlobalTravel Card, que também é distribuído pelo Itaú.

CBSS quer cartão em real para estrangeiro

A Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil também são fatores que estimulam o mercado de cartões pré-pagos. A CBSS—que administra o Visa Vale — planeja o lançamento de um plástico em reais para ser vendido a turistas estrangeiros durante os grandes eventos esportivos internacionais. “O cartão vai ser vendido em agências de turismo no exterior, hotéis e aeroportos no Brasil”, explica o diretor executivo Comercial, Marketing e Produtos da CBSS, Ronaldo Varela.

Também a Confidence se prepara para atender os estrangeiros durante esses eventos esportivos. O vice-presidente da instituição, Andreas Wiemer, explica que está finalizando um projeto para atender os estrangeiros nos hotéis. Os parceiros irão comprar amoeda estrangeira dos turistas. “Vamos desenvolver um esquema de segurança para isso. E esse projeto irá garantir que o turista estrangeiro faça a operação de forma legalizada”, diz.

A Confidence conta ainda com 120 lojas próprias — que devem chegar a 150 no final do ano—e parceria com200 agências de turismo, que fazem a intermediação da operação de câmbio para a corretora.

Novo mercado

Enquanto o produto para estrangeiros está em preparação, a CBSS aposta alto nos pré-pagos para viagens internacionais oferecido aos turistas brasileiros. A empresa quer ter 30% do mercado com a venda de 200 mil plásticos por ano. Para isso, poderá fazer a emissão para outras instituições financeiras, e não só o Bradesco. “Vou trabalhar para trazer o VTM do Banco do Brasil para cá”. Bradesco e BB são os controladores da CBSS, mas o banco estatal decidiu desenvolver uma plataforma própria para o pré-pago.

Varela afirma que o produto desenvolvido pela CBSS é mais completo, porque permite aos bancos distribuidores a venda do cartão nos canais de atendimento pela internet. Além disso, começará a emitir em algumas semanas VTM em euro e libra esterlina com chip. “Isso dá maior segurança. E também fazemos emissão do plástico com o nome do cliente”, diz. Nesse segmento, é comum a prática da venda do cartão sem o nome do consumidor.

A diretora do departamento de câmbio do Bradesco, Marlene Millan, também está otimista como produto. Além do VTM emitido pela CBSS, a instituição também irá distribuir o American Express Global Travel Card. A princípio, a venda será feita apenas para clientes do banco e nas dez lojas da Bradesco Exchange. “Vamos expandir para algumas agências. Aquelas que apresentarem demanda”, diz a executiva.

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