10 de abr. de 2011

BÔNUS NO AR OU EM TERRA PARA QUEM USA OS CARTÕES

jornal O Dia 10/04/2011 - Cristiane Campos

Quem utiliza os cartões de crédito ou de débito no dia a dia consegue bônus que vão além das milhas aéreas. A concorrência acirrada entre os bancos beneficiam consumidores, que passam a conquistar descontos para ir a cinema, teatro, restaurante, partida de futebol e parque de diversão, além de ter tratamento diferenciado em alguns aeroportos no País. A recompensa fica mais generosa, segundo o poder de compra das famílias. Nos cartões mais sofisticados, é possível concorrer para conhecer a fábrica da Ferrari, na Itália.

Mas o “dinheiro de plástico” das grandes redes de varejo também entra na disputa e sorteia até casa própria. A cada R$60 em compras na rede de supermercados Extra, por exemplo, o cliente ganha duas combinações para o concurso do imóvel. Quem utiliza o cartão da marca tem direito a 10 combinações. A promoção é válida para compras até o dia 25, e o sorteio acontecerá no dia 14 de maio.

Dados da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) revelam que o setor movimentou R$ 549 bilhões no ano passado, com 630 milhões de cartões entre crédito, débito e de redes/lojas. Já as transações realizadas com dinheiro de plástico alcançaram 7,08 bilhões.

Na Caixa Econômica Federal, quem tem cartão de crédito da instituição pode até ter o valor da fatura quitado. A promoção ‘Fatura Zero’ sorteia 100 prêmios mensais, com valores entre R$ 1 mil e R$ 12 mil, de acordo com a modalidade do cartão do consumidor. Mas é preciso ser pontual nos pagamentos.

As promoções para quem utiliza o dinheiro de plástico também incentivam a cultura. No HSBC, os clientes têm direito a 20% de desconto para a compra de ingressos nas seguintes casas de shows: HSBC Brasil (São Paulo), HSBC Arena (Rio de Janeiro) e Teatro HSBC (Curitiba).

Correntistas do Santander participam do programa Superbônus — pontos acumulados podem ser trocados por prêmios, como produtos, milhas aéreas, programas de recompensa de hotéis e ingressos de cinema. Cliente com cartão mais sofisticado, como o Ferrari, lançado em novembro do ano passado, também participa do Superbônus, com o diferencial de ter produtos exclusivos. Além disso, ao usar o cartão, os clientes concorrem a viagem à sede da escuderia em Maranello, Itália. Serão 10 sorteados por ano, que também ganharão um test drive.

Comer também gera vantagem. No restaurante Foz do Tejo, na Barra da Tijuca, clientes que pagarem com cartões Bradesco têm 10% de desconto direto na máquina.

Serviço V.I.P para clientes

Os cartões do Itaú bancam metade dos ingressos do cinema e do teatro. A promoção também vale para quem pagar com débito. Já o modelo Personnalité Platinum oferece mais benefícios, como o acesso a salas vip de alguns aeroportos no País. O local oferece comidas, bebidas, além de jogos, como Wii para a criançada. Acumulam-se pontos com o uso, para trocar por milhas aéreas.

A advogada Luana Martins tem vários cartões e garante que consegue administrá-los sem entrar no vermelho. “O cartão é um aliado quando encontramos uma promoção e não estamos com dinheiro na mão”, opina Luana.

A analista de investimentos Cristiane da Costa também usa o “dinheiro de plástico” com frequência. Ela ficou surpresa ao saber, no caixa do supermercado, que concorreria a uma casa.

Nenhum comentário: