27 de abr. de 2011

AMERICANOS ABANDONARAM OS CARTÕES DURANTE A RECESSÃO

portal CardClipping 26/04/2011

Em 2009, atravessando um cenário econômico adverso, os norte-americanos reduziram seu uso de cartões de plástico e retornaram ao dinheiro, de acordo com dados do Federal Reserve Bank de Boston.

Segundo o levantamento conduzido pelo centro de pesquisas do banco (Consumer Research Center - CPRC), as pessoas fizeram, em média, 64,5 pagamentos por mês em 2009, um pouco abaixo dos 67,4 realizados em 2008.

Os cartões de débito foram a forma mais utilizada, com 19 pagamentos mensais, ficando à frente do dinheiro em espécie (18,4). No entanto, a distância entre os meios diminuiu consideravelmente: em 2008, os cartões de débito responderam por 21,2 transações por mês em comparação com apenas 14,5 em cash. Entretanto, menos americanos portaram cartões de débito: 77% em 2009, na comparação com 80,2% no ano anterior. Um declínio similar foi observado nos cartões de crédito, com 72,2% em 2009, abaixo dos 78,3% de 2008.

Pouco menos da metade dos entrevistados (48,8%) realizou pagamento de contas bancárias pela internet em 2009 e 56,3% autorizaram débitos em conta – em ambos os casos, percentuais abaixo dos verificados em 2008. O meio de pagamento sem envolvimento de dinheiro (noncash) preferido pela maioria dos americanos ainda foi o tradicional cheque (85,4%).

Segundo o CPRC, a retração na economia levou a uma redução na oferta de cartões de crédito e a um aperto nos limites de crédito, o que provavelmente incentivou um deslocamento dos pagamentos para o dinheiro. As mudanças na regulamentação dos cartões, promovidas pelo governo, também podem ter influenciado a alteração de comportamento.

Em geral, a tendência de substituição dos instrumentos de papel para os meios eletrônicos de pagamentos deve permanecer. Cerca de um em cada três consumidores têm pelo menos uma das muitas formas de cartão pré-pago e 30% têm uma conta de pagamento não-bancária, como PayPal ou Google Checkout.

Enquanto isso, os pagamentos móveis estão lentamente ganhando uma posição no mercado. Cerca de 3% dos entrevistados utilizaram o m-payment, com domínio das transações por mensagens de texto (SMS) mas 1% usou o celular para uma transação sem contato.

Para ler a pesquisa completa, faça o download do documento (1,1 MB em PDF, texto em inglês) em www.finextra.com/finextra-downloads/newsdocs/2009SurveyofConsumerPaymentChoice.pdf.

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