21 de mar. de 2011

MASTERCARD INVESTE EM PRÉ-PAGOS PARA GANHAR MERCADO NO BRASIL

jornal DCI 21/03/2011 - Renato Carvalho

A MasterCard aposta em um produto pouco difundido no Brasil para ampliar sua fatia no mercado de cartões brasileiro. Os pré-pagos, que são amplamente utilizados por turistas estrangeiros que vêm ao Brasil, por exemplo, tem um enorme potencial de crescimento no mercado local. "Este é um tipo de produto que será muito bem aceito por todos os públicos, até mesmo entre as classes menos favorecidas financeiramente", afirma Maurício Alves, vice-presidente de Produtos da MasterCard Brasil.

Alves revelou que a MasterCard, juntamente com a empresa de pesquisas Boston Consulting Group, fez um levantamento sobre o potencial deste mercado na América Latina. Segundo o estudo, o mercado de cartões pré-pagos na região movimentou US$ 12 bilhões em 2010. "As estimativas são de que este mercado possa chegar a US$ 81 bilhões ao ano até 2017. E o Brasil é o país com maior potencial, principalmente pela proximidade de grandes eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas", afirma o executivo.

Para ganhar espaço dentro deste mercado crescente, a empresa lança no Brasil o MasterCard Cash Passport, um cartão pré-pago para turistas. O câmbio deste cartão pode ser fechado em dólar, euro ou libra no momento de carregar o cartão, antes da viagem. "Mas ele pode ser usado em qualquer lugar do mundo, com conversão a qualquer moeda", explica Alves. No entanto, ele lembra que o cliente paga uma taxa ao banco onde fará o saque com o cartão de crédito.

Alves revela que a MasterCard possui 7 milhões de cartões pré-pagos emitidos em todo o mundo, e que este tipo de produto já tem aceitação plena dos consumidores em mercados como Estados Unidos, Europa e Japão. "Nesses lugares, é supercomum o uso de cartões pré-pagos. Além de viagens, os pais carregam cartões assim para os filhos que vão viajar, ou mesmo que vão fazer compras", explica.

No Brasil, o executivo da MasterCard afirma que é preciso criar o hábito de uso desse instrumento na população. E o papel dos bancos neste processo é fundamental. "Nós sabemos que este é um tipo de produto pouco conhecido no Brasil, e que precisamos fazer um trabalho constante junto aos nossos parceiros pra que as agências possam oferecer esses cartões aos clientes."

Ele afirma também que a empresa vai buscar aumentar sua carteira também por meio de outros mercados, como benefícios sociais e cartões de benefícios para trabalhadores, mercados onde a Visa Vale tem forte atuação. "Mas os nossos grandes concorrentes ainda são o cheque e o dinheiro. Nós sempre estudamos cada segmento pra saber onde vale a pena investir, onde teríamos maiores retornos. Mas com o tamanho do mercado potencial no Brasil, temos que adotar uma postura mais agressiva para todo tipo de produto, pois há espaço para crescer até na baixa renda."

No quarto trimestre de 2010, encerrado em 31 de dezembro, os portadores de cartões MasterCard da América Latina e Caribe usaram os cartões da bandeira em 801 milhões de transações de compra e saque, o que representou crescimento de 18,4% na comparação com o mesmo período de 2009. Em 2010, 2,8 bilhões de transações geraram um faturamento de US $221 bilhões, 17,4% superior ao mesmo período de 2009. O faturamento bruto em dólares (GDV) totalizou US$ 66 bilhões, 20% superior ao mesmo período de 2009. O GDV representa a soma do volume de compras em espécie, do impacto da transferência de saldos e dos cheques de conveniência. O volume de compras em moeda local na América Latina e Caribe atingiu US$ 38 bilhões no quarto trimestre de 2010, 25% a mais do que no mesmo período de 2009.

O número de cartões com a bandeira MasterCard cresceu 4,5%, totalizando 127 milhões no quarto trimestre de 2010. São 31,7 milhões de estabelecimentos credenciados no mundo, com quase 4 milhões só na região.

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