portal Serfinco 17/03/2011
A conglomerado varejista chileno Cencosud gigante recebeu luz verde da autoridade bancária peruana, o SBS, para abrir um banco no país. A instituição, a ser conhecida como Banco Cencosud, é outra indicação do potencial atrativo Peru em relação ao crédito ao consumo.
As redes varejistas chilenas Falabella e Ripley já têm bancos operando no Peru. O grupo Cencosud possui as cadeias Jumbo e Paris, no Chile, onde também opera o Banco de Paris. O grupo atua há algum tempo na Argentina e, desde 2007, ingressou na Colômbia, no Peru e no Brasil através de aquisições.
No final de janeiro, a carteira de crédito ao consumidor do setor bancário peruano cresceu 14,5% para 18,77 bilhões de sois (US$ 6.78 bilhões). A expansão foi inferior à média de crescimento do mercado, de aproximadamente 20%, mas os empréstimos comerciais continuam representando apenas 17% do total.
Algumas entidades comerciais, tais como o Banco Falabella, foram os principais favorecidos no Peru com um ano de 2010 bastante bom para os bancos em geral, embora o concorrente Banco Ripley não se tenha saído tão bem.
Com a entrada do Banco Cencosud, o mercado peruano tem agora 16 bancos, 5 dos quais têm foco em crédito ao consumidor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário