portal Rede Bom Dia 17/03/2011 – Mari Giro
Criado no final de 2010, o cartão ACCredito Alimentação injetou R$ 1.019.686,90 na economia local entre dezembro último e fevereiro deste ano. O dado é da Aicita (Associação Industrial e Comercial de Itatiba), criadora do cartão que substitui o pagamento em dinheiro ou em espécie do vale-alimentação.
Adotado a princípio pela Prefeitura de Itatiba para seus servidores, o cartão começou a ser utilizado por empresas privadas, como a pioneira indústria Fabril Scavone. Nesta semana 200 funcionários receberam seus cartões. “Trocamos a cesta básica tradicional pelo cartão, que tem fácil gestão e principalmente uma grande rede de credenciados da cidade. Isso facilita ao nosso trabalhador comprar produtos de sua preferência e perto de sua casa” disse ao BOM DIA a supervisora de Recursos Humanos da indústria, Giovana Bugin de Oliveira.
Ela também aponta que antes, apesar das cestas serem adquiridas de uma empresa itatibense, os produtos provavelmente eram comprados fora. Com o dinheiro equivalente sendo investido de forma integral no município, há tendência de fortalecimento da economia.
“Na terça-feira foi o primeiro dia em que nossos trabalhadores começaram a utilizar [o cartão]. A recepção da ideia num primeiro momento foi positiva”, disse. A indústria têxtil Tex New também adotou o cartão, o disponibilizando a 16 funcionários. O BOM DIA procurou pelos responsáveis para comentar sobre o processo, mas estariam viajando.
Meta/ Servidores públicos têm mensalmente R$ 140 [para concursados, pensionistas e aposentados] e R$ 70 [para comissionados] creditados em seus cartões. Entre eles o benefício recebe o nome de Cartão Prêmio e é cumulativo. Já os valores cedidos pelas indústrias aos seus funcionários não foram divulgados. Utilizado hoje por aproximadamente de 2,4 mil pessoas, o cartão deve ser expandido para até 5 mil, segundo expectativa da associação, que continua a cadastrar empresas interessas.
Só comida/ O cartão ACCredito Alimentação só permite a compra de gêneros alimentícios in natura, sendo vedada a compra de cigarros e bebidas alcoólicas. Hoje ele é aceito por 21 estabelecimentos que incluem além de supermercados, mercearias e açougues, distribuídos em varias regiões de Itatiba.
Novo superintendente quer incentivar programas que já existem na região
Extrair todo o potencial de negócios, interatividade e informação das novas mídias para uso das MPEs (Micro e Pequenas Empresas) do estado de São Paulo. Essa é uma das principais metas do novo diretor superintendente do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Bruno Caetano, para este ano.
Ele é ex-secretário estadual de comunicação e sucede Ricardo Tortorella, que foi para o cargo de diretor técnico do Sebrae-SP. Bruno falou ao BOM DIA dos planos de sua gestão, que incluem, além dos projetos de novas mídias, ações como mais formalização de empresas através do MEI (Microempreendedor Individual), novos cursos de capacitação e mais estímulos à competitividade.
Novo cenário/ A aposta em trabalhar com novas mídias foi justificada por Bruno com uma constatação: as vendas de smartphones superaram recentemente a de computadores pessoais (PCs) no mundo. “Essa é uma tendência que também será observada no Brasil”, afirma.
Itatiba / Para a região, Bruno disse que entre os objetivos do Sebrae estão incentivar a divulgação e melhorar a aplicação de programas como o Circuito das Frutas, Projeto Jovem Empreendedor, Circuito de Negócios e da Lei Geral das Pequenas e Médias Empresas, esta já em vigor desde 2007. A Lei traz benefícios a pequenas empresas no que se refere a obtenção de crédito, concorrência em licitações e redução de impostos.
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