portal Executivos Financeiros 16/06/2011
Um dos grandes desafios para tornar novas plataformas e aplicativos atrentes para os usuários é fazer com que eles compreendam as vantagens trazidas por essas ferramentas Esta é a opinião do executivo do Bradesco, Luiz Carlos Brandão. Essa dificuldade também é destacada por Marcelo Gomes Condé da Spring Wireless. "Ficou mais difícil dizer para o usuário que tipo de comportamento deve seguir com a ampla gama de oportunidades diante dele".Os dois executivos estão participando do Congresso Internacional de Automação Bancária (Ciab)Febraban 2011.
A realidade móvel já esta sendo vivenciada. Pesquisa mostrada durante o evento aponta que a venda de dispositivos do tipo 'smart' representam este ano 35% do total de todos os dispositivos no Brasil e chega a 80% em 2013. Outro dado levantado diz respeito à frequencia da utlização de plataformas na rede bancária, sendo que a móvel é acessada entre 7 e 12 vezes mensalmente enquanto acesso pela Internet ocorre de duas a quatro vezes e SMS apenas de uma a duas vezes por mês. O custo de cada correntista para os bancos gira em torno de R$15 a R$ 20 por mês, enquanto para os novos usuários de mobile, esse custo cai para R$ 3 a R$ 5.
O uso de aplicativos deve diminuir acesso pela Web segundo Brandão. " A interface dos aplicativos é mais rica e de mais fácil manuseio. O desafio é tornar algo que seja do cotidiano das pessoas, virtual". Outro entrave apontado pelo executivo é produzir aplicativos para todos os sistemas operacionais. " O Bradesco foi o primeiro banco a utilizar sistema Android, mas atualmente acompanhamos todos".
Uma das ações do banco para que os usuários passem a utilizar mais aplicativos é a sala da mobilidade, cujo intuito é treinar e formar funcionários para que eles aprendam a utilizar e enxerguem as vantagens dos produtos para passar aos clientes. Marcelo Gomes destaca que o há um certo custo de eficiência do sistema bancário como um todo. " O sistema funciona extremamente bem, portanto as ferramentas móveis acabam sendo usadas para necessidades que não são atendidas pelos meios tradicionais".
Em relação ao pagamento através de celulares, Brandão enfatiza que já estão sendo realizados testes, as aplicações já estão prontas e já há investimento para isso. " Precisamos que os celulares venham preparados também para adotarmos esse sistema. Com isso, as agências se tornarão mais especializadas, sendo acessadas soemnte quando não for possível realizar qualquer processo através de dispositivos móveis", finaliza o executivo.
A 21ª edição do Ciab FEBRABAN foi aberta nesta manhã (15) e prossegue até a próxima sexta (17), no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
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