28 de jun. de 2011

TOTVS ADOTA ESTRATÉGIA DE SOFTWARE COM O PORTA A PORTA

jornal DCI 27/06/2011 – Bruno de Oliveira

Assim como muitas empresas do setor de tecnologia da informação (TI) estão adotando estratégias de aproximação junto às pequenas e médias empresas (PME), a Totvs, companhia de desenvolvimento e comercialização de software de gestão empresarial, criou um modelo de distribuição de produtos voltado exclusivamente para micro e pequenas empresas com base na venda direta, ou seja, atuando em parceria com representantes em municípios afastados dos grandes centros compradores de tecnologia. "A nossa intenção é a sede possuir pelo menos um representante da Totvs nos cerca de 5.300 municípios do País", conta Araquen Pagotto, diretor de Operações para pequenas e médias empresas. É o primeiro case do tipo entre as desenvolvedores de software no País.

Este modelo de negócio, comum em setores como o de cosméticos, foi adotado pela Totvs com o objetivo de aproximar os produtos da marca aos pequenos empresários que atuam afastados das capitais. Pagotto explica que ainda existe no segmento a necessidade do fechamento dos negócios pessoalmente, apesar de o advento da Internet ter diminuído este tipo de encontro comercial. "As vendas de nossos produtos pela Internet tem gerado grandes resultados, mas ainda existem locais onde o cliente procura alguém da empresa para conversar pessoalmente, saber mais sobre o software. E a maioria dessas empresas se encaixam no perfil de pequenos e médios negócios", diz Laércio Cosentino, presidente da Totvs.

A empresa, que detém a maior fatia do mercado nacional de software, com 48,6% de market share, e também na América Latina, com 34,5%, vê na estratégia a oportunidade para pequenos empreendedores que queiram representar os seus produtos e, também, para as lojas que vendem hardware, equipamentos e suprimentos de automação comercial. Com a venda ponto a ponto, o portfólio da Totvs vai atender aos segmentos jurídico, manufatura, serviços, varejo e saúde", diz Pagotto.

O perfil dos representantes são pessoas que já trabalham no ramo de TI e que consigam passar para os clientes da região onde atua todas as características dos nossos produtos". Outra meta da desenvolvedora de software também é aumentar a rede de franqueados que vendem os produtos da Totvs no País. "Entendemos que para atender bem nessas regiões mais afastadas precisamos ter uma canal ponto a ponto, aumentar nossa teia de atuação, que conta hoje com 43 franquias e 4 filiais", conta.

Parceria

A Totvs estabeleceu no início de mês de junho parceria com a Paradigma Business Solutions, para fornecer soluções de procurement e sourcing. A plataforma Paradigma WBC e-procurement, que conta com mais de 50 portais de compras eletrônicas, vai permitir que a Totvs alcance 2,5 milhões de companhias que fazem parte da cadeia de clientes. Outro serviço que será disponibilizado é o ClicBusiness, portal de serviços baseado no conceito de cloud computing que permite a busca de fornecedores, localização e gestão de oportunidades de vendas eletrônicas.

De acordo com as empresas, o ClicBusiness começa a operar a partir de uma base de 45 portais, formada por empresas privadas e entidades públicas que utilizam a plataforma Paradigma WBC e-procurement, e que atualmente realizam mais de 100 mil processos de compras eletrônicas por ano. "Acreditamos que o ClicBusiness terá, em poucos anos, mais de 500 mil assinantes", afirma o presidente do conselho de administração da Paradigma, Gérson Schmitt. Em uma década, o ClicBusiness planeja conquistar no Brasil mais de um milhão de assinantes.

As empresas que contratarem os serviços, segundo as companhias, poderão contarão com portal de e-procurement integrado ao sistema de gestão, ou poderão optar por ser assinante do ClicBusiness para utilização das modalidades de e-procurement disponíveis no site.

PME

A empresa também lançou nos últimos dias o Combo Totvs, um pacote que reúne dois ou mais negócios em uma única solução visando o mercado de pequenas e médias empresas (PME). De acordo com a Totvs, o objetivo é oferecer um serviço para ajudar o usuário a ter competitividade em seu segmento de atuação. A oferta é composta por software (software de gestão, backoffice, RH ou soluções verticais), infraestrutura (hospedagem ou locação de hardware), tecnologia própria e educação (e-learning center, em que o cliente tem acesso ilimitado a todo o conteúdo de treinamento sobre as soluções).

Os combos criados pelas empresas ainda permitem diversas combinações personalizadas. Ao todo, são 22 opções pré-moldadas disponíveis para Agroindústria (Grãos), Construção e Projetos (Construtoras e Incorporadoras), e outras áreas.

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