portal Brasilturis Jornal 18/03/2011
O segmento de pré-pagos está em plena expansão na América Latina, sobretudo no Brasil, um dos principais mercados da região: atualmente representa US$ 12 bilhões em oportunidades e poderá chegar a US$ 81 bi em 2017. E é neste cenário promissor que a MasterCard anuncia o lançamento do MasterCard Cash Passport, o primeiro produto pré-pago da bandeira no Brasil.
“A ideia surgiu no fim de 2010, após uma análise do pré-pago na América Latina, feito pela Boston Consulting Group, vimos então uma oportunidade. Esta é a primeira vez que a MasterCard atua neste segmento e ela foca dois nichos o de lazer e o de negócios”, explica o vice-presidente de Produtos da MasterCard Brasil, Maurício Alves.
O MasterCard Cash Passport é um pré-pago internacional recarregável em dólar, euro ou libra, mas, que pode ser utilizado para compras e saques na moeda local do país e nos cerca de 32 milhões de estabelecimentos credenciados MasterCard ao redor do mundo, além de 1,5 milhão dos caixas automáticos. O cartão nasce de uma parceria entre a MasterCard e a Travelex, o maior distribuidor global e cartões pré-pagos em moeda estrangeira. São cerca de 1,75 milhão de portadores de cartões, atendidos através de uma rede de mais de 25 mil clientes corporativos e de 700 agências em 35 países.
O lançamento tem o objetivo de oferecer ao viajante uma alternativa moderna, prática, econômica e segura de levar dinheiro em viagens ao exterior. “Na nossa visão é um produto muito conveniente e muito seguro, afinal o MasterCard Cash Passport é o primeiro pré-pago do mercado brasileiro a ter chip, o que oferece muito mais segurança para o usuário. Sem contar que oferece assistência emergencial 24 horas em qualquer parte do mundo”, informa Alves.
De acordo com o executivo, o cartão MasterCard Cash Passport é o primeiro de uma série de lançamentos nos quais a empresa está trabalhando em 2011 no segmento de pré-pagos. “Existe um universo gigantesco de não bancarizados, cerca de 54% das classes C e D, que se beneficiarão dos produtos”, explana.
“O pré-pago é ideal para a inclusão financeira. Ele permite que a população não bancarizada tenha acesso aos meios eletrônicos de pagamentos e ainda auxilia no planejamento financeiro, além de oferecer segurança e praticidade na hora de realizar pagamentos”, comenta o vice-presidente da MasterCard Brasil, Maurício Alves, que faz questão de ressaltar que o cartão pode ser usado para compras na internet e que permite recarga à distância.
Entre as outras funcionalidades e benefícios está o fato que o MasterCard Cash Passport é emitido instantaneamente, com o nome do portador no plástico; na volta da viagem, caso haja saldo, o cliente pode guardar para uma próxima viagem ou revender o saldo no distribuidor onde adquiriu; oferece a possibilidade de solicitação de cartão adicional,e que o portador sabe, no momento em que carrega, quanto vai pagar pela moeda estrangeira, já que não há variação cambial depois.
“Nossa estratégia é buscar inovações e soluções para nossos clientes”, afirma o vice-presidente da MasterCard Brasil. O MasterCard Cash Passport poderá ser encontrado no Brasil na rede de 15 distribuidores afiliados à Travelex e também em agências de viagens e casas de câmbio.
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