portal G1 01/04/2011
O Procon-SP informou nesta sexta-feira (1) que irá autuar onze agências bancárias em São Paulo em razão da demora do atendimento aos consumidores. Os bancos responderão a processo administrativo e poderão ser multados em valores que variam entre R$ 405 a R$ 6.087.800.
De acordo com a entidade, as autuações serão aplicadas em agências do Santander; Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bradesco.
A fiscalização ocorreu no final de 2010 em 39 agências bancárias da capital paulista que já tinham reclamação registrada por consumidores no atendimento do Procon-SP.
Por telefone, o G1 entrou em contato com Santander, Caixa e Banco do Brasil e aguarda retorno.
Em nota, o Bradesco afirmou que se esforça para cumprir prazos legais, embora falhas pontuais possam ocorrer em épocas de pico de fluxo de clientes. Leia o comunicado na íntegra:
"O Bradesco concentra esforços no sentido de atender todos os públicos dentro do prazo estabelecido pela lei. O objetivo é atender aos prazos legais, embora possa ocorrer pontualmente situações não usuais em função de eventuais concentrações de fluxo. Nas agências, principalmente no início do mês, quando aumenta o número de pagamento de contas por usuários e clientes das agências".
Entre os itens considerados durante o monitoramento do Procon-SP estão quantidade de guichês disponíveis, caixas em funcionamento, quantidade de consumidores na fila, quantidade de terminais existentes e em operação no auto-atendimento e presença de orientadores no auto-atendimento.
O Procon-SP orienta que os consumidores que se sentirem lesados pela demora no atendimento aos bancos em São Paulo denunciem nos postos de atendimento da entidade localizados nos Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera.
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