14 de abr. de 2011

AQUISIÇÃO DE PARTE DO BANCO CARREFOUR NÃO AFETA CLIENTES, DIZ ITAÚ

portal InfoMoney 14/04/2011 - Flávia Furlan Nunes

O Itaú Unibanco afirmou que a compra de parte do Banco Carrefour, anunciada nesta quinta-feira (14), vem reforçar a estratégia de penetração no segmento de crédito ao consumo e de captação de consumidores de menor poder aquisitivo. Porém, não traz mudanças aos clientes do Banco Carrefour.

“Este movimento vem reafirmar nossa penetração na baixa renda”, disse o diretor Corporativo de Controladoria do Itaú Unibanco, Rogério Calderón.

Crédito ao consumo

O diretor disse que a operação também reforça a atuação do Itaú Unibanco no segmento de crédito ao consumo, que representa metade de sua carteira de financiamentos. E isso em um banco que, de acordo com Calderón, o Itaú Unibanco considera extremamente forte, com risco compatível e com expectativa de retorno desejado.

“Tem tudo a ver com a nossa estratégia, nós temos uma operação muito forte em financiamento a consumo, temos metade de nossa carteira no financiamento à pessoa física”, afirmou.

Em relação ao cenário econômico de restrição de crédito por parte do governo, Calderón afirmou que as medidas do Banco Central são importantes e convergentes com a visão do Itaú.

“Nós já temos anunciado ao mercado que a visão que o Banco Central tem da importância de conter esse crescimento inflacionário é convergente com a nossa. Nós compreendemos que é importante tomar as medidas devidas para conter a inflação. Nesse cenário, o governo tem feito manifestações no sentido em que considera adequado o crescimento do crédito na ordem de 15%. Esse é o contexto sobre o qual todas as nossas operações de consumo e crédito são tocadas. O banco estará nesta dimensão”.

Mudanças aos clientes

De acordo com Calderón, a aquisição não deve trazer mudanças no que diz respeito a taxas cobradas em cartões e em juros cobrados dos clientes do Banco Carrefour.

“O Banco Carrefour é uma entidade independente, tocada por sua administração, que tem gestão de preço e está em plena velocidade. A transação societária não traz nenhuma mudança sobre isso. A dinâmica do negócio amanhã pode trazer [mudanças]”.

A operação

O Itaú Unibanco adquiriu 49% do Banco Carrefour pelo valor de R$ 725 milhões, correspondente a um múltiplo preço/lucro 2010 de 11,6.

Com essa participação, o controle do banco ainda permanece nas mãos do Carrefour, no entanto o Itaú participará da administração com representatividade em conselhos de administração e na diretoria.

“É claro que o Carrefour tem interesse na nossa participação na administração. Tem conveniência e, desejo de alavancar as vendas no Carrefour e nós podemos ajudar nos financiamentos”, afirmou Calderón.

O Carrefour lançou seu cartão private label em 1989 e os cartões em parceria com bandeiras tiveram início em 2008, contabilizando 7,7 milhões de contas. A rede opera 114 hipermercados e 49 supermercados.

A transação deve ser concluída até o fim do ano de 2011 e está sujeita a aprovações regulatórias, principalmente pelo Banco Central.

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