portal Valor online 28/04/2011 - Sérgio Bueno
A Lojas Renner encerrou o primeiro trimestre com lucro líquido de R$ 47,6 milhões, o que representa uma alta de 29% ante o mesmo período do ano passado.
A receita líquida avançou 18,4%, para R$ 598,8 milhões, sendo R$ 517,7 milhões por conta das vendas líquidas de mercadorias, que cresceu 17,6%. A receita líquida com serviços financeiros somou R$ 81,1 milhões, com expansão de 23,8%.
Conforme o diretor de relações com investidores, Adalberto Santos, para enfrentar a alta nos custos com o algodão, principal matéria-prima do setor de vestuário, a Renner renegociou preços com fornecedores, aumentou o portfólio de artigos fabricados com outros tecidos e ampliou a oferta de importados.
Com o real valorizado, as roupas trazidas da Ásia, especialmente da China, deverão responder por 18% do mix de vendas da varejista em 2011, ante 15% em 2010, explicou o diretor.
A empresa repetiu no trimestre a margem bruta de 53% obtida no mesmo período do ano passado. O lucro antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês), cresceu de R$ 73,1 milhões para R$ 85,2 milhões.
A inadimplência caiu de 4,3% para 2,5% das vendas líquidas de mercadorias com o cartão Renner, descontadas as recuperações de crédito, e, contribuiu para a alta de 46,1% no resultado dos serviços financeiros no período, para R$ 38,5 milhões.
A Renner também investiu R$ 24 milhões no trimestre, sendo R$ 17,8 milhões na abertura, em março, da primeira loja especializada na marca Blue Steel, no shopping Boulevard Metrô Tatuapé, em São Paulo, e na preparação de nove unidades com a bandeira Renner que serão inauguradas no segundo trimestre. Duas foram abertas hoje, em Barueri e Indaiatuba (SP).
A companhia vai inaugurar 33 lojas em 2011 e encerrará o ano com 167 unidades. Os investimentos totais programados para o ano chegam a R$ 295 milhões, ante R$ 160,3 milhões em 2010.
No dia 4 de maio a Renner vai definir, em assembleia geral extraordinária de acionistas, a aquisição da Camicado, rede especializada no segmento de utilidades domésticas com 27 lojas em seis Estados e no Distrito Federal e receita líquida de R$ 127,6 milhões em 2010.
A operação, anunciada no início de abril, foi negociada por R$ 157 milhões em dinheiro mais a assunção de uma dívida estimada em R$ 8 milhões.
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