28 de abr. de 2011

BANCO CENTRAL DECRETA INTERVENÇÃO NO BANCO MORADA

portal Brasil Econômico 28/04/2011

O Banco Central (BC) informou nesta quinta-feira (28/4) que decretou a intervenção no Banco Morada, instituição com sede no Rio de Janeiro.

A medida ocorre em decorrência do "comprometimento patrimonial, do descumprimento de normas do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do Banco Central do Brasil e do fato de seus controladores não terem apresentado um plano de recuperação viável para a instituição", justificou a autoridade monetária.

O Banco Morada é uma instituição financeira nacional privada, de pequeno porte, autorizada a operar as carteiras comercial e de crédito, financiamento e investimento, com apenas uma agência na cidade do Rio de Janeiro.

Em dezembro de 2010, o banco detinha 0,01% e 0,03% dos ativos e dos depósitos totais do Sistema Financeiro Nacional (SFN), respectivamente.

A instituição financeira faz parte do grupo econômico Morada, controlado pela empresa Morada Investimentos (MISA), e detém participação nas empresas Morada Viagens e Turismo, Morada Informática e Serviços Técnicos e Morada Administradora de Cartões de Crédito.

De acordo com o comunicado do BC, cerca de 32% do total dos depósitos à vista e a prazo do banco conta com garantia do Fundo Garantidor de Depósitos (FGC).
O Banco Central destaca que está tomando "todas as providências cabíveis na situação", com o intuito de apurar as responsabilidades, nos termos de suas competências legais de supervisão do sistema financeiro.

"Os resultados da apuração poderão levar à aplicação de medidas punitivas de caráter administrativo e à comunicação às autoridades competentes, observadas as disposições legais aplicáveis", afirmou o BC.

O Banco Morada também estaria na mira do Grupo BMG, que oficializou na véspera a aquisição do Banco Schahin por R$ 230 milhões.

Nenhum comentário: