26 de abr. de 2011

CARTILHA PARA O ORÇAMENTO NÃO ESTOURAR DOCUMENTO CRIADO PELA BVS ABORDA O CONSUMO RESPONSÁVEL

jornal Diário do Comércio 26/4/2011 - Paula Cunha

Com o crescimento da discussão em torno do destino da Medida Provisória 518, que regulamenta o Cadastro Positivo, ainda em fase de votação no Congresso, a Boa Vista Serviços (BVS), empresa ligada à Associação Comercial de São Paulo (ACSP) reformulou tanto a versão impressa quanto a virtual de sua Cartilha de Orçamento Doméstico. O documento está no endereço http://www.dcomercio.com.br/especiais/downloads/cartilha_do_orcamento_domestico.pdf.

Batizada de "Cartilha do Orçamento Doméstico – Seja um Consumidor Positivo", ela inclui um link em que o interessado pode aceitar o Cadastro, além de oferecer orientações sobre como controlar e planejar os gastos familiares para evitar a inadimplência. Os impressos serão distribuídos a partir do início de maio nos postos de atendimento da Boa Vista/SCPC localizados nos bairros da Penha, Santo Amaro e São Miguel Paulista na Capital paulista.

Para Fernando Cosenza, superintendente de Inovação e Sustentabilidade da BVS, o processo de educação financeira da população é fundamental no momento em que as classes C e D conquistaram maior acesso ao crédito. "O crédito é fundamental para as economias desenvolvidas porque realiza sonhos, mas tem que ser utilizado com parcimônia, pois o descontrole existe não apenas naqueles segmentos da população mas também nas classes mais abastadas", diz.

Mais conteúdo – De acordo com Cosenza, o objetivo é, a partir do lançamento da cartilha, ampliar as ações educacionais com a criação de novos links com conteúdos diferenciados no site.

Ele explica que tem participado de muitos eventos voltados à análise do crescimento do crédito e lembra a constatação de que 60% dos inadimplentes chegaram a essa situação por força de situações críticas, como a perda do emprego, próprio ou de parentes próximos, e doenças na família. O superintendente afirma que esse fato reforça a estratégia da BVS de estimular as ações de orientação e defender o Cadastro Positivo. A ferramenta fornece todo o histórico dos consumidores, o que permite avaliar se ele passou por fases de inadimplência forçadas pelas circunstâncias ou se tem comportamento irresponsável no uso do crédito.

Despesas – A cartilha ressalta práticas simples do dia a dia, como a organização do orçamento em listas de despesas fixas e variáveis, pois elas possibilitam a visualização da realidade de cada família. Além disso, um conjunto de dicas para lidar com as faturas de cartão de crédito também são importantes para se estabelecer com clareza o limite que cada um pode comprometer na renda total.

Outros conteúdos também fazem parte do material. Um deles ensina como um consumidor inadimplente pode limpar seu nome. Uma orientação passo a passo mostra como resgatar títulos protestados em cartório e sair do cadastro de emitentes de cheques sem fundos. Há, ainda, dicas para recuperar cheques ou documentos roubados, extraviados ou furtados e uma lista completa de endereços de cartórios de protestos.

Nenhum comentário: