portal Brasil Econômico 11/01/2012
Levantamento da consultoria Accenture junto a instituições bancárias de 15 países mostrou que os pacotes de serviços dos bancos brasileiros estão entre os mais baratos do mundo.
A empresa analisou os valores exercidos para serviços de uso frequente por parte dos consumidores e àqueles de uso mais moderado. Nesta análise, dos sete maiores bancos brasileiros, o valor médio mensal praticado oscilou entre o preço máximo de R$ 59,60 e de R$ 27,70, como mínimo.
Dos países pesquisados, tal custo só é menor na Índia, México e França.
O estudo também levou em consideração a cobrança do pacote básico de serviços de cada país. No Brasil, este conjunto reúne oito operações de saque, quatro extratos por mês, dois extratos do mês anterior e quatro transferências de recursos entre a mesma instituição como definido pelo Banco Central (BC), a custos entre R$ 11 e R$ 16.
A Accenture verificou ainda dados relacionados à satisfação e fidelidade do consumidor brasileiro em relação aos serviços bancários.
A conclusão é que os consumidores estão mais propensos a experimentar serviços de outras instituições. Entre 36% e 43% dos correntistas mudaram de suas instituições principais ou de organizações secundárias no último ano. Além disso, 7% declararam a intenção de mudar em breve.
Outro aspecto importante do mercado nacional é o papel da classe C emergente no cenário bancário. Já responsável por 30% do consumo do país, quase 50% da classe C brasileira mantêm contas bancárias e 53% possui um cartão de crédito de um grande banco, suportado também por uma grande bandeira.
A pesquisa "Estudo Global de Custo, Qualidade e Satisfação de Serviços Bancários" consultou os principais bancos de varejo de 15 países (Argentina, México, Estados Unidos, França, Inglaterra, Alemanha, África do Sul, Índia, Rússia, Turquia, Japão, Hong Kong, Singapura e Austrália).
Em cada país analisou-se as informações dos dois maiores bancos por volume de receita, com exceção do Brasil onde foram pesquisados sete bancos.
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