jornal DCI 02/01/2012 - Marcelle Gutierrez
A partir de hoje, os "bons pagadores" começam a obter juros diferenciados com o Cadastro Positivo. A Serasa Experian, companhia de informações sobre análise de crédito, já possui parceria com mais de 50 empresas para seu banco de dados, com entrada de 1,7 mil consumidores por dia desde junho de 2011. Para 2012, a expectativa está em atingir entre 20% e 25% das 90 milhões de pessoas ativas no mercado de crédito nos últimos 12 meses, revela o presidente da Serasa, Ricardo Loureiro, em entrevista exclusiva ao DCI.
Sancionado como Lei 12.414/11 pela presidente Dilma Rousseff em 10 de junho de 2011, o Cadastro Positivo é um banco de dados que registra a pontualidade do consumidor no pagamento das contas em crediários, financiamentos, contas de água, luz, telefone, escola, etc. Anteriormente, o mercado tinha acesso somente os "maus pagadores", que tinham o CPF incluso na lista negativa do SCPC e Serasa.
Companhias do setor de informações de crédito, como a Serasa Experian, já contabilizam em seus bancos de dados os clientes interessados em integrar o Cadastro Positivo e firmam parcerias com empresas interessadas no acesso e fornecimento dessas informações. As criadoras dos bancos de dados ficam responsáveis pela administração, coleta, armazenamento, análise e acesso de terceiros às informações. O consumidor, por sua vez, necessita autorizar a inclusão de seus dados e poderá pedir a retirada de informações a qualquer tempo .
O presidente da Serasa Experian, Ricardo Loureiro, explica que há duas formas de inclusão dos consumidores. A primeira, que já está sendo realizada, ocorre pelo site ou agência da Serasa. Já a outra forma pode ser autorizada pelo cliente no fechamento do contrato de um serviço, de crédito, por exemplo. "Atualmente temos cerca de 40 mil pessoas cadastradas pelo site ou agência, o que corresponde a entrada de 1,7 mil por dia".
No que se refere às empresas, Loureiro revela que já existem diversos clientes inseridos no processo. "Há por volta de 50 empresas de diferentes setores, como telecomunicações, varejo, instituições financeiras, entre outras". Uma das companhias já estruturada e que aderiu ao cadastro positivo da Serasa Experian é a Omni, especializada em financiamento de veículos com dez anos ou mais de uso. A redução da taxa de juros para os "bons pagadores" da Omni pode chegar a 20% e começa a vigorar a partir deste mês de janeiro.
O presidente da Serasa revela que, por enquanto, a predominância é de empresas de São Paulo aderindo ao banco de dados. Entretanto, já há empresas regionais interessadas. "O Nordeste, por exemplo, vem com uma taxa de crescimento muito grande e mais que o dobro do Sudeste, então a competição nessa região tende a ser maior", diz Loureiro.
O estímulo à competição entre as companhias é o principal benefício trazido pelo Cadastro Positivo, segundo Ricardo Loureiro. "Nos mercados competitivos, as empresas começam a disputar os clientes, com menores taxas de juros e exigências para a concessão de crédito. O cadastro traz essa lista de bons pagadores. Essa infraestrutura de dados já é vista com sucesso no mercado global, mas somos os últimos a adotar".
Questionado sobre a real redução das taxas de juros como contrapartida pela abertura de dados, ponto interrogado pelos órgão de defesa do consumidor, o presidente da Serasa Experian afirma que dependerá de cada empresa. "Fornecemos o apoio tecnológico para que cada companhia tire o melhor proveito dessa infraestrutura. Trazemos experiência de outros países para auxiliar a desenvolver uma política de crédito mais arrojada, com gestão do portfólio do cliente", diz Loureiro, que enfatiza o fomento ao mercado competitivo com a análise individual do cliente.
Para este ano que inicia, a expectativa do executivo é de contínuo crescimento do crédito com a situação de pleno emprego e confiança da população no futuro. Neste sentido, a aposta está em que o Cadastro Positivo atinja boa parte do mercado creditício. "Temos trabalhado em cobrir o mercado e nos últimos 12 meses 90 milhões de pessoas tiveram atividades registradas pela Serasa e nossa expectativa está em atender entre 20% e 25% desse total com o Cadastro Positivo", finaliza Ricardo Loureiro.
Boa Vista Serviços
A administradora do SCPC também já entrou no Cadastro Positivo com o lançamento no início de dezembro de 2011 da Rede Verde-Amarela, uma plataforma de compartilhamento de informações comerciais de pessoas físicas. "A captura de apontamentos, o processamento dos dados e a inteligência do sistema irão considerar informações de adimplência de pagamentos e não somente o famoso nome sujo" explica Dorival Dourado, presidente da Boa Vista Serviços.
O cadastro de consumidores tem origem em mais de 2,2 mil associações comerciais, clubes de lojistas, sindicatos varejistas, entre outras. Segundo a Boa Vista, a Rede Verde-Amarela abrange 100% dos municípios brasileiros.
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