portal Folha Online 18/12/2011 – Camila Fusco
Empresas internacionais que distribuem cartões pré-pagos de presente e débito em países da Europa e dos Estados Unidos começam a chegar ao mercado brasileiro.
São elas que negociam os acordos com as redes de varejo e as marcas que querem ter seus cartões expostos nas lojas das grandes redes.
Também são essas companhias que projetam os melhores pontos de venda dentro dos varejistas e detêm a tecnologia necessária para validar os cartões no momento do pagamento no caixa. Só a partir de então eles podem ser utilizados nas lojas físicas ou virtuais das marcas parceiras.
Entre as empresas no país está a americana Blackhawk, que chegou ao mercado nacional neste ano. Presente em 18 países, a rede tem os cartões que administra - entre eles Nike, Sephora e iTunes, da Apple - em 100 mil pontos de venda.
Na América do Sul, o Brasil é o primeiro país a receber o escritório. A empresa acaba de contratar Roberto Puccetti, ex-executivo de operadoras de cartões de crédito como Mastercard e American Express. São Paulo será a base de operações para a América do Sul e os primeiros acordos com redes de varejo devem sair no primeiro trimestre.
No Brasil desde 2010 também está a americana ePay, que pertence ao grupo de serviços financeiros Euronet. A empresa é responsável pelos cartões presente de conteúdo digital nas redes Extra e Pão de Açúcar e que deverá operar os cartões de livrarias, perfumarias e cinemas no Carrefour a partir de janeiro.
O grupo faturou US$ 1 bilhão no ano passado no mundo e chegou ao mercado local com a compra da Ativi, de cartões pré-pagos para celulares. Com a aquisição, o faturamento da empresa chegou a R$ 100 milhões no país.
Outra empresa que opera os cartões de débito e presente no mercado brasileiro é a americana InComm, que no mundo tem parceiras com Visa, American Express e Mastercard.
Segundo Tiago Moherdaui, gerente de produtos pré-pagos da Visa do Brasil, a chegada dos distribuidores ajudará a popularizar os cartões pré-pagos no Brasil.
"São eles que estão conseguindo maior capilaridade para os cartões em lojas de conveniência, supermercados, farmácias. E essa visibilidade fará com que o brasileiro comece a aderir e entender cada vez mais o modelo", diz.
Ainda de acordo com o executivo, parcerias para a emissão de cartões de débito pré-pagos estão entre as prioridades da Visa para 2012.
Alexandre Magnani, vice-presidente de desenvolvimento de novos negócios da Mastercard, diz que a empresa já trabalha no desenvolvimento de mais produtos pré-pagos em virtude das oportunidades no país.
"Estamos em um momento propício para isso, pois este é um mercado que está em plena expansão, onde atualmente representa US$ 2 bilhões em oportunidades e poderá chegar a US$ 18 bilhões em 2017", diz.
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