7 de abr. de 2011

COMÉRCIO VÊ NESTE ANO VENDAS DE PÁSCOA MAIS FRACAS QUE EM 2010

portal R7 07/04/2011

As vendas na Páscoa deste ano deverão ser mais fracas que as registradas no ano passado, segundo a pesquisa da empresa de análise de crédito Serasa Experian, divulgada nesta quinta-feira (7). O levantamento mostrou que 49% dos empresários do setor varejista entrevistados esperam aumento de vendas em relação ao ano anterior - contra 58% em 2010, na mesma comparação.

O ritmo de avanço do endividamento e do calote entre os consumidores, e o encarecimento do crédito devido às altas de juros reduziram as expectativas de crescimento do faturamento, diz a pesquisa. O dado curioso da pesquisa é que a Páscoa deverá ser de vendas mais fracas justamente pela expectativa de vender mais ovos de Páscoa que no ano passado – reduzindo, dessa forma, a expectativa de vendas de presentes de maior valor.

Segundo os empresários do comércio ouvidos pela Serasa, 91% dos presentes oferecidos serão ovos e bombons de chocolate. No ano passado, a expectativa era de que esses seriam a escolha de 87% dos consumidores. Já os celulares foram a opção de 3% das pessoas que deram presentes de Páscoa no ano passado – neste ano, devem ser a opção de 2%.

Outro detalhe é que no ano passado ainda apareciam mencionados na pesquisa itens como produtos de informática (notebook, PC etc), joias e relógios. Neste ano, esses itens não chegaram a atingir um número significativo de menções, dando lugar às utilidades domésticas.

- Tudo leva a crer que as expectativas dos varejistas são de que a maior parte dos consumidores demandem produtos mais baratos e outros compradores, novamente, recorrerão ao parcelamento.

Composição das vendas

Segundo os empresários entrevistados, nesta Páscoa 2011 50% de suas vendas serão à vista e 50% a prazo. Esta foi a mesma composição da Páscoa do ano passado. Desde o início da pesquisa, em 2006, a participação das vendas à vista para a Páscoa tem crescido, em relação às vendas a prazo, e nas últimas três pesquisas chegou ao patamar atual dos 50%.

As vendas à vista deverão ser realizadas principalmente em dinheiro (40%); o cartão de crédito deverá ser a opção de 23%. Já as vendas a prazo serão pagas principalmente parceladas no cartão de crédito (45%); o cheque pré-datado deverá ser a opção de 27%.

Outras formas de pagamento mencionadas foram: financiamento ou crediário; parcelamento no cartão de débito; outros; e parcelamento no cartão da própria loja.

Recuperação pós-crise

Na avaliação da Serasa, o percentual de varejistas otimistas com a Páscoa deste ano voltou ao patamar do Dia das Crianças de 2009 - quando o país tinha se recuperado dos impactos da crise global. Considerando somente a Páscoa, foi o terceiro maior resultado desde 2006.

A região Centro-Oeste liderou as expectativas de faturamento, por conta do bom desempenho de sua economia.

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