jornal Diário do Nordesste (CE) 24/01/2011
Temporada de férias. Para muitos, hora de fazer as malas. Com o câmbio favorável, viajar ao exterior se tornou uma opção. Mas de que maneira é possível fugir das altas taxas cobradas pelos bancos ao levar o dinheiro da viagem em segurança? Os cartões de débito pré-pagos são cada vez mais utilizados com esse objetivo.
De acordo com os bancos emissores, o uso desses cartões cresceu 60% em 2010 com relação ao ano anterior. O cartão pré-pago já deixou para trás, inclusive, os travel checks. Isso porque, temendo falsificações e com a concorrência dos cartões, muitos estabelecimentos já não aceitam essa modalidade de pagamento e as casas de câmbio deixaram de vendê-la.
Praticidade
Os cartões ganham em praticidade: caso o estabelecimento não o aceite, o dinheiro pode ser sacado em qualquer caixa eletrônico da bandeira do cartão. Porém, o saque deve ser evitado, ou ao menos bem utilizado, já que para cada operação desse tipo existe uma taxa de US$ 2,50.
Além disso, é cobrado 0,38% - relativo ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) - para carregar o cartão. A alíquota, porém, é menor que a registrada nas compras com cartão de crédito, 2,38%. Hoje, os cartões emitidos no País levam somente a bandeira Visa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário