redação Serfinco 21/01/2011
Os gastos com cartões Visa na Europa cresceram mais de 16% em 2010 para um total de mais de € 1 trilhão, segundo resultados divulgados pela Visa Europa nesta terça-feira (18). Este crescimento significa que agora €1 em cada €8 gastos pelo consumidor europeu são através de um cartão Visa – em 2009, a proporção estava em €1/€9.
O contínuo crescimento de débito na Visa
Os cartões de débito foram o meio de pagamento escolhido pela maioria dos consumidores, com os gastos com cartões de débito respondendo por mais de 70% do volume da Visa na região, um crescimento de cerca de 20% em volume e de 9% em transações, na comparação com 2009. O número de cartões de débito Visa aumentou mais de 12%, incluindo 14 milhões de cartões V PAY – o cartão “chip & pin” exclusivo da Visa Europe para a SEPA.
Ao anunciar os resultados em Frankfurt, Peter Ayliffe, CEO da Visa Europe, enalteceu o papel da qualidade de serviço nos avanços, citando os investimentos em tecnologia e inovação – um total de € 1 bilhão nos últimos seis anos. Em 2010, a Visa Europe processou 10 bilhões de transações, um aumento de 30% sobre o ano anterior.
Fraude e Segurança
O sucesso da combinação do chip e da senha pessoal tem contribuído significativamente para a contínua da tendência descendente da fraude com cartões Visa em 2010, com o percentual em relação às vendas caindo 14%, para 0,049%. Esse nível é o mais baixo entre os países que introduziram ‘chip & PIN’. As fraudes no e-commerce também estão sendo reduzidas pelo aumento da adesão ao ‘Verified by Visa’, por emissores de cartões e varejistas. Outras iniciativas de prevenção da fraude estão sendo introduzidas no processamento da Visa Europe, como o ‘risk score’ em tempo real. Esse sistema analisa e pontua o risco das operações no momento em que acontecem, o que levou a um aumento de 28% na detecção de transações fraudulentas.
Finanças
A Visa Europe, operando com baixos custos, informou uma receita total de € 879 milhões em 2010. Depois do reembolso de € 158 milhões aos associados, houve um superávit de € 76 milhões, antes dos impostos, que foi mantido dentro da empresa para reforço ao capital e reservas, que já somam € 574 milhões.
Nos últimos dez anos, a participação da Visa Europe nos gastos do consumidor mais do que dobrou, de 5,6% para 12,5%. Em 2011, a intenção é crescer ainda mais como meio de pagamento escolhido pelos europeus.
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