jornal Brasil Econômico 17/01/2011 - Ana Paula Ribeiro
O aumento das viagens ao exterior tem feito com que os bancos aperfeiçoem os serviços que são oferecidos a seus clientes. Se antes a simples oferta de operações de câmbio turismo bastava, hoje as instituições estão preocupadas em vender seguros, melhorar o atendimento e diversificar os meios de pagamento. "Estamos em constante análise para inovar nossos serviços", afirma a superintendente da Bradesco Cartões, Helenice dos Reis.
Uma das demandas, segunda a executiva, é por assistência viagem ou saúde no exterior. Parte dos cartões internacionais já oferece algum tipo de proteção, mas os clientes têm optado por proteções adicionais, mesmo que tenham de pagar por isso. "Está se consolidando uma cultura de viagem ao exterior e os clientes estão conhecendo as facilidades e os benefícios que podem ter [ao comprar serviços internacionais]", diz.
Tem sido cada vez maior o gasto dos brasileiros no exterior. Segundo dados do Banco Central (BC), entre janeiro e novembro do ano passado, o desempenho nos mais diversos destinos foi de US$ 14,675 bilhões, um crescimento de 51,5% em relação ao igual período do ano passado. Já os gastos de estrangeiros no país somavam em 2010 até novembro US$ 5,317 bilhões, valor 11°/0 maior do que o registrado em 2009.
Nos dados do BC, estão incluídos os gastos com cartões de crédito — inclusive compras em sites estrangeiros — e estão excluídos os recursos destinados à compra de passagens (aéreas, terrestres ou marítimas).
Na avaliação de Helenice, dificilmente um cliente irá ao exterior sem um cartão de crédito, e é por meio dele que são oferecidos todos os demais serviços. É por essa razão que um dos serviços ofertados é a substituição do plástico em caso de perda, roubo ou extravio (disponível para os clientes com cartões American Express). A executiva não revela os números, mas afirma que as transações com cartões no exterior estão em crescimento. No entanto, os saques realizados da conta corrente na moeda local do país onde o cliente está se manteve estável. "Agora estamos divulgando mais essa possibilidade."
No Santander, a maior busca por serviços de atendimento em viagens internacionais ocorre antes dos períodos mais tradicionais de férias (janeiro e julho). -Como o cartão é muito utilizado por esse público, a superintendente executiva de meios de pagamento afirma que a principal preocupação é garantir 100% da funcionalidade desse meio. Por isso, recomenda que os clientes avisem quando vão viajar e seu destino.
Outro fator comum é a procura por aumento de limites nos cartões. É uma forma de adequar o plástico a todas as necessidades da viagem. como passagem, hospedagem e outros gastos. "Os plásticos são cada vez mais aceitos e não ha mais restrição para compras de baixo valor", acredita.
Além disso, os clientes de alta renda optam por viajar com mais de um cartão, de bandeira diferente, para garantir que não terão problemas na viagem: E para aqueles que preferem levar: parte dos recursos em moeda, o Santander disponibiliza o saque em dólar em alguns caixas eletrônicos no Brasil.
O diretor do banco Rendimento, Alexandre Fialho, diz que além do cartão o seguro tem se tornado importante para esse público. "Algumas agências que vendem intercâmbio, por exemplo, só fecham o pacote após a venda do seguro", diz.
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