portal Convergência Digital 05/07/2010 - Luís Osvaldo Grossmann
A Internet passou a ser o canal de atendimento bancário mais utilizado no país, revela o Diagnóstico do Sistema de Pagamentos de Varejo do Brasil, elaborado pelo Banco Central, referente ao ano passado. A rede já responde por quase 31% das transações bancárias, ultrapassando os terminais de auto-atendimento (ATM).
Ou seja, o canal de atendimento Internet, Home e Office Banking superou os caixas automáticos. Além disso, os canais que permitem a realização de transações sem atendimento presencial – além da internet e dos ATMs, as centrais de atendimento, telefones celulares e PDAs) responderam, no mesmo ano, por 66,7% das transações bancárias.
Por outro lado, o BC considera que o novo sistema de Débito Direto Autorizado (DDA), que entrou em funcionamento em outubro, ainda não deslanchou. No fim do ano passado o sistema possuía cerca de 2,5 milhões de clientes cadastrados como sacados eletrônicos, sendo que cerca de 80% eram pessoas físicas. Por esse sistema, em 2009, foram eletronicamente gerados 28,6 milhões de documentos.
Essa quantidade de clientes cadastrados, porém, corresponde somente a 3,3% do total de clientes com contas ativas nas 31 instituições financeiras que até então participavam do DDA. Entre os motivos pode estar o fato de ainda não estarem integrados nesse serviço os Bloquetos emitidos para recebimento de faturas de cartões, condomínio, mensalidades escolares, etc.
Um comentário:
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