jornal DCI 20/07/2010 - Ernani Fagundes
O aumento da competição entre a Cielo e a Redecard, autorizada desde 1° de julho, já está rendendo descontos significativos aos lojistas. "Os lojistas já estão negociando com as credenciadoras descontos de até 20% das taxas", informou o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Beellisário. "Até o momento, a Redecard tem dado os melhores descontos. Há casos de 100% de desconto no aluguel do POS [máquina] para quem tiver vendas de mais de R$ 5 mil por mês", diz Beellisário.
O presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun, tem opinião semelhante sobre o aumento da competitividade das credenciadoras.
"Os varejistas estão ouvindo as credenciadoras e acredito numa melhora da linha de benefícios" , vislumbrou Sahyoun.
Em relação ao prazo de recebimento dos lojistas, Beellisário, da CNDL, diz que sua entidade está pleiteando novos benefícios."Pleiteamos a redução do prazo de recebimento de D+30 para D+7", disse Beellisário.
O diretor da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Rômulo Dias, diz que essa sugestão não é viável do ponto de vista do consumidor. "O consumidor paga em até 40 dias; nesse período nem o banco nem a credenciadora estão de posse dos recursos, então como o lojista irá receber esse dinheiro em 7 dias?", questiona Dias, que também preside a Cielo.
O diretor da Partnet Consult, Álvaro Musa, falou sobre o cenário de competição entre as credenciadoras. "Vai haver uma fase de ajustamento e de muita negociação entre lojistas e credenciadoras", apontou Musa.
"As adquirentes Cielo, Redecard e GetNet podem tornar-se prestadoras de serviços dos bancos. A força dominante será a dos bancos que concedem o crédito e os serviços financeiros", projetou.
Rômulo Dias projeta outro cenário: "O cenário de competitividade está fazendo com que as bandeiras de baixa capilaridade tenham acesso aos adquirentes nacionais como Cielo e Redecard, o que é muito bom para a expansão do mercado de cartões". Segundo o diretor da Abecs, o mercado de cartões deve crescer mais de 20% em 2010, superando 500 milhões de cartões emitidos.
Ontem, a empresa de Rômulo Dias, a Cielo, divulgou mais um comunicado ao mercado em que o informa de sua nova parceria com a Ticket. De acordo com o comunicado, a partir de agosto, a Cielo passa a capturar também os benefícios da bandeira Ticket, marca do segmento de refeição e alimentação-convênio.
O contrato firmado pelas empresas envolve cerca de 1,7 milhão de estabelecimentos comerciais afiliados. Inicialmente, o acordo prevê a captura dos produtos Ticket Restaurante e Ticket Alimentação, mas a intenção de ambas as partes é ampliar a parceria para todo o portfólio da Ticket.
"Depois do sucesso que tivemos nos acordos feitos com as maiores bandeiras do mundo, MasterCard e American Express, e também com importantes bandeiras nacionais, como Aura e Sorocred, agregamos ao nosso portfólio a aceitação dos cartões Ticket Alimentação e Ticket Restaurante", informou o presidente Rômulo Dias, por meio de comunicado.
A concorrente Redecard também anunciou ontem que fechou parceria com a Coopercred e que a partir deste semestre passa a capturar os cartões de crédito e benefícios (alimentação, refeição, farmácia, combustível e multibenefícios) da bandeira.
"Essa parceria faz parte de nossa estratégia de regionalizar a presença da Redecard em diversos pontos do Brasil. Antes, por exemplo, tínhamos assinado com a Nutricash, que tem forte presença no nordeste brasileiro", esclareceu a diretora de Negócios com Bandeiras da Redecard, Mariana Pinheiro.
A diretora falou sobre os descontos que estão sendo negociados com os lojistas. "Não é nenhuma novidade: quanto mais o lojista usa o serviço da Redecard, menos tende a pagar", argumentou Pinheiro.
Para cativar o lojista, a diretora informou que a Redecard está fazendo promoções. "Na promoção Maquininha Premiada, o lojista recebe cupons de acordo com o volume processado", diz.
"Já superamos 9 milhões de transações com a Visa desde a abertura do mercado para estas parcerias", contou.
A Coopercred informou ao DCI que administra 250 mil cartões de crédito. A cooperativa de crédito atua em 400 cidades dos Estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul.
"Contar com a segurança e com a capilaridade da Redecard significa um diferencial preponderante para qualquer bandeira que deseja atuar no mercado nacional", afirma Pedro da Silveira, presidente da Coopercred.
"Estamos sempre em busca de parceiros que potencializem a atuação em todas as regiões do País", explicou Roberto Medeiros, presidente da Redecard.
Lojistas afirmam que a concorrência das credenciadoras Cielo e Redecard aumentou desde o início deste mês e que a Redecard oferece descontos maiores no aluguel de POS.
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