31 de jul. de 2010

CARTÕES SANTANDER

redação 29/07/2010, com dados do relatório Santander Brasil

O Banco Santander Brasil apresentou seus resultados para os primeiros seis meses deste ano. Para a área de cartões, os dados reportados foram:

Número de Transações e Faturamento

No segundo trimestre de 2010, o número de transações de cartões de crédito apresentou crescimento de 31,0% em relação a igual período do ano anterior, totalizando 158,9 milhões.
















O faturamento total atingiu R$ 26,9 bilhões, com alta de 16,1% em doze meses e 2,6% no trimestre.

















Carteira de Crédito

O volume da carteira de cartões cresceu 25,1% em doze meses e 6,0% no trimestre, atingindo R$ 9,2 bilhões em junho de 2010. Deste total, 33% foi de carteira financiada e 67% de carteira não financiada. Essa distribuição permanece praticamente estável em relação ao segundo trimestre de 2009. O crescimento do negócio Cartões está ancorado na estratégia de aumento da participação de mercado, por meio de inovação de produtos, esforços de captação de clientes e qualidade do serviço prestado.

Um dos exemplos é a oferta do cartão Flex, que tem como característica principal oferecer benefícios para equilibrar as necessidades financeiras dos clientes de menor e média renda. O Santander Van Gogh, segmento voltado ao cliente de alta renda, também passou a contar com os cartões Santander Elite Platinum e Santander Style Platinum, que completam a oferta de valor do segmento, valorizando o relacionamento com o cliente.

Outro fator que contribuiu para a expansão do negócio, em 2010, foi a busca pelo aumento da rentabilidade da base de cartões, que ocorreu por meio da oferta de cartões adicionais e produtos associados, como seguros, produtos de financiamento e capitalização.

















Base de Cartões

A inovação em produtos, o aproveitamento das oportunidades de penetração na base de clientes e a transferência de melhores práticas entre o Banco Real e o Santander, são fatores determinantes para o aumento da base de cartões de 12,9% de junho de 2010 em relação a junho de 2009, atingindo 35,3 milhões de cartões de débito e de crédito.

O total de cartões de crédito atingiu 10,7 milhões em junho de 2010, alta de 19,1% em doze meses e de 6,9% em três meses.

Os cartões de débito somaram 24,6 milhões em junho de 2010, com crescimento de 10,4% em um ano e de 2,7% em relação a março de 2010.
















Comissões

As receitas com comissões de cartões de crédito e débito registraram R$ 441 milhões no primeiro semestre de 2010, com crescimento em doze meses de 23,6%, principalmente devido ao aumento da base de cartões e da maior penetração de produtos. Um evento importante em 2010 foi a migração de toda a base de cartões do Banco Real para o sistema do Santander, o que gerou oportunidades de aumento de penetração de produtos e serviços associados a cartões, e adoção de melhores práticas.

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