25 de jul. de 2010

CAIXA NEGOCIA COMPRA DE PARTICIPAÇÃO NA EMPRESA DE CARTÕES ARGENTINA CABAL

jornal O Estado de S. Paulo 16/07/2010 - Fernando Nakagawa

A Caixa Econômica Federal negocia a compra de parte da empresa de cartões de crédito argentina Cabal, a terceira maior daquele mercado. Segundo fontes envolvidas na negociação, o plano da Caixa é ampliar as atividades da subsidiária Cabal Brasil - que mantém operação discreta desde 2000 - e, assim, atingir clientes de menor renda, especialmente das classes C e D.

Na visão da Caixa, será possível ampliar o alcance desse meio de pagamento nessas faixas de renda, ao mesmo tempo que podem ser reduzidos os custos para o comércio interessado em receber os cartões.

As conversas acontecem há alguns meses, mas há expectativa de que a negociação pode ganhar velocidade, já que a presidente da Caixa, Maria Fernanda Coelho, está desde ontem em Buenos Aires para tratar do assunto.

Na mesa, além da Caixa, estão a própria Cabal e o banco Credicoop, instituição financeira que lidera a emissão dos cartões com essa marca na Argentina. No fim de junho, a presidente do banco disse ao Estado que já negociava a aquisição de parte de uma empresa e que o negócio poderia ser anunciado até o fim do ano.

Marca. Na Argentina, a rede de estabelecimentos credenciados pela Cabal é extensa e a marca, reconhecida pelos consumidores. É a terceira maior bandeira em operação no mercado, atrás apenas da Visa e Mastercard. Além da Argentina, a Cabal mantém operações com emissores locais no Paraguai, Uruguai e Cuba. Nos três vizinhos do Mercosul, a companhia tem cerca de 3 milhões de cartões emitidos.

No Brasil, a companhia é uma sociedade entre a Cabal Argentina e o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob). Atualmente, tem cerca de 500 mil cartões emitidos nas funções crédito e débito em conta corrente e nas modalidades alimentação e refeição. O universo ainda é tímido, se comparado ao tamanho da indústria, que tem atualmente 586,6 milhões de cartões emitidos nas funções crédito, débito e de loja.

Antes do fim da exclusividade das máquinas de leitura dos cartões, a atuação da Cabal era mais forte nos Estado de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. Agora, com o compartilhamento , a marca passou a ser aceita na Redecard. Ao ingressar no segmento de cartões como emissora, a Caixa quer atingir o pequeno comércio, periferias e as cidades distantes do interior do País.

Procurados, o Bancoob, sócio da Cabal no Brasil, e a Cabal Brasil disseram que não têm informações sobre a negociação e que, por isso, não podem falar sobre o assunto. A Caixa não respondeu aos pedidos de informação até o fechamento desta edição.

Caixa busca diversificar atuação

Se a compra da empresa argentina de cartões Cabal pela Caixa se confirmar, a instituição brasileira dará seu primeiro passo rumo à internacionalização. E tal movimento em direção ao exterior será apenas mais um no âmbito das várias mudanças estratégicas importantes empreendidas pelo banco público nos últimos tempos. No fim do ano passado, por exemplo, a Caixa comprou 35% do banco Panamericano, do empresário Silvio Santos. A instituição também está investindo no segmento de seguros. O objetivo principal do banco com os negócios é não ficar tão dependente do setor imobiliário. Líder absoluta do segmento, a Caixa vê a concorrência avançar na área.

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