5 de abr. de 2011

VITRUE 100: ELETRÔNICOS REINARAM EM 2010

redação Serfinco 05/04/2011

Divulgado o Vitrue 100. A agência Vitrue anualmente classifica as 100 marcas que mais se destacaram nas redes sociais, analisando diariamente conversas on-line, posts em redes sociais, blogs, micro blogs e conteúdos em sites de compartilhamento de fotografias e vídeos, para montar o Vitrue Social Media Index (SMI), seu índice de exposição em mídias sociais.

Na edição 2010, o iPhone da Apple continua reinando pelo terceiro ano, mantendo sua posição de número 1 na lista das 100 Vitrue. Os bens eletrônicos de consumo compuseram a maior parte da lista, respondendo por 30% das marcas. Será interessante acompanhar, este ano, para ver como a dinâmica social contribuiu para os produtos que serão lançados.



A segunda categoria na relação foi a de “ moda e varejo”, com 20%. O ano de 2010 foi bom para o segmento, com um aumento nos varejistas que utilizam a mídia social para compartilhar ofertas e distribuir cupons através de foursquare, LivingSocial, Scoutmob, Groupons, Twitter e Facebook.

Um dos destaques no ganho de posições foi a AT&T, que deu um salto gigantesco de 45 postos em relação ao ranking de 2009. De acordo com a Ad Age, no terceiro trimestre de 2010, a AT&T montou uma equipe dedicada à gestão de suas redes sociais (Twitter, Facebook, YouTube) e começou a abordar e prestar serviço aos clientes através destes canais. As ações rápidas e inteligentes da empresa para ajudar seus clientes através das redes sociais fazem parte de uma tendência crescente no mercado.

A Visa foi outra marca ganhadora, empatando com a AT&T: subiu 45 colocações, para o 42º lugar. Aproveitando o patrocínio da Copa do Mundo Fifa 2010, um evento de proporções globais, a empresa encontrou nas redes sociais uma forma eficaz de aproximação com o mercado. A Visa alocou recursos significativos em mídias como Facebook e YouTube, desenvolvendo inúmeras campanhas, como a “Go Fans” e a “VISA Match Planner”. A iniciativa envolveu várias promoções, em vários idiomas.



Outra marca do setor financeiro, a American Express compôs a lista da Vitrue 100 primeira vez, aparecendo na 96 posição. A Amex empreendeu uma variedade de iniciativas nas mídias sociais em 2010. A principal delas foi a criação de um perfil no Facebook para o Small Business Saturday, um evento anual que a bandeira criou para incentivar os consumidores a apoiarem as pequenas empresas de suas comunidades. A ação acontece no sábado pós Black Friday e ao longo da temporada de férias. O perfil foi lançado em novembro e, rapidamente, angariou cerca de 1,2 milhões de adeptos.

Nenhum comentário: