2 de jul. de 2008

UNICARD APOSTA NA BAIXA RENDA COM CARTÃO PRÉ-PAGO

Jornal do Commercio Brasil 27/06/2008 - Ana Paula Ribeiro (Agência Estado)

A Unicard decidiu apostar na população de menor poder aquisitivo para aumentar a base de clientes e estimular o uso do cartão de crédito pré-pago, no lugar do dinheiro. Para evitar inadimplência e incluir essas pessoas nos meios de pagamento eletrônicos, o grupo desenvolveu cartão de crédito pré-pago que distribui bônus em programa de fidelidade e indicação de amigos chamado de MegaBônus.

"Se quisermos dar passo à frente é preciso entrar nas camadas mais populares", afirmou Carlos Formigari, diretor da instituição. O produto foi oferecido em 2007 a 30 pessoas, clientes da Unicard com renda familiar de até R$ 1.780.

O grupo ganhou o direito de indicar amigos e conhecidos para o programa de relacionamento MegaBônus. Sobre o gasto próprio e as compras feitas pelos indicados, quem indicou recebe bônus revertidos em crédito no cartão pré-pago, com a bandeira Mastercard.

A rede soma mais de um milhão de participantes e a projeção da Unicard é chegar a cinco milhões em cinco anos. Apenas os participantes do programa podem fazer indicações.

A idéia da empresa surgiu ao constatar que nos últimos dez anos a participação do dinheiro entre os meios de pagamento ficou estável em 60%. Os meios de pagamento eletrônico representam 20%, mas tem baixa penetração entre os de menor poder aquisitivo (até R$ 1.780).

Por essa razão, a instituição desenvolveu o produto que é voltado para as pessoas que não têm como comprovar renda.A carga no cartão de crédito pré-pago pode ser feita em qualquer instituição bancária por meio de boleto de pagamento.

Segundo Formigari, cada pessoa gasta em média R$ 130. O valor do bônus, que vem na fatura, varia de acordo com o número de pessoas indicadas e os gastos feitos por elas. Há custo mensal de R$ 6, mas o executivo afirmou que isso não é barreira para a fidelização no programa, que já gerou 40 milhões em bônus, o que é equivalente a R$ 4 milhões em créditos.

O executivo disse que o programa de bonificação garante a essas pessoas renda comprovada o que dá direito a limite de crédito nesse cartão. Dos mais de 1 milhão de participantes do MegaBônus, 700 mil têm esse limite, com um cartão de crédito tradicional. Formigari disse que 200 mil não teriam acesso a esse meio eletrônico tradicional porque não tinham forma alguma de comprovar renda.

A Unicard passou a oferecer para esses clientes outros produtos bancários, como títulos de capitalização e seguro de acidentes pessoais. A base de cartões da Unicard chega a 8 milhões e deverá alcançar a marca dos 10 milhões ao final do ano.

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