23 de jul. de 2008

COMÉRCIO TEM ALTA DE 8,20%

jornal O Povo (CE) 15/07/2008 - Henrietti de Salvi

O crescimento de 8,20% no faturamento do comércio varejista da Região Metropolitana de Fortaleza aponta um reaquecimento no mês de maio, quando comparado ao mesmo mês do ano anterior. O índice apontado pela Pesquisa Conjuntural do Comércio - mês de maio - mostra que o resultado foi favoravelmente influenciado pelos segmentos de "Farmácias, Perfumarias e Produtos Óticos" e "Revenda de Veículos", com crescimento de 11,89% e 11,47%, respectivamente.

Segundo o superintendente do sistema Fecomércio, Alex Araújo, o resultado era o esperado, mas mesmo assim foi importante. "Esse resultado traz certo alívio para o setor de atividades comerciais. Tivemos uma queda em fevereiro e março, resultado da sazonalidade do período mesmo, mas os índices de maio mostram que os consumidores estão dispostos a ir às compras", afirmou.

Apesar do crescimento alguns setores com grande importância para o comércio varejista apresentaram queda. "Lojas de Móveis e Decoração", "Combustíveis e Lubrificantes" e "Lojas de Vestuário, Tecidos e Calçados" (10,57%, 7,79% e 6,61%, respectivamente), repetem o resultado do mês anterior. Segundo a avaliação da pesquisa os dados sinalizam uma mudança importante no perfil de consumo, com maior importância para os bens de consumo duráveis - em particular, o automóvel - em detrimento dos itens semi-duráveis.

Os mesmos setor que tiveram queda no faturamento também foram os únicos que apresentarem performance negativa no resultado acumulado do ano, com 5,35% de queda para o segmento de "Lojas de Móveis e Decoração", 4,90% de queda para o segmento de "Lojas de Vestuário, Tecidos e Calçados" e queda de 3,91% para o segmento de "Combustíveis e Lubrificantes". E confirmando a mudança de interesse o melhor desempenho do ano foi o das "Lojas de Autopeças e Acessórios", com resultado acumulado de +22,21% nesses cinco meses. O resultado acumulado do ano aponta crescimento de 11,65%, quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

Pagamento

Em relação às formas de pagamento a pesquisa aponta que as vendas à vista (32,66%) tiveram leve aumento e 0,45 pontos percentuais em relação a abril. O levantamento aponta que o consumidor prioriza o pagamento à vista para itens de alimentação, higiene pessoal e limpeza (Supermercados e Minimercados, 48,09%) ou Combustíveis e Lubrificantes (42,63%), priorizando o uso de financiamento para itens de maior valor ou cuja compra pode ser programada (mesmo que, no mês, 44,70% das compras nas Lojas de Eletroeletrônicos e Informática tenham sido pagas à vista);

Já as vendas com cartão de crédito (31,35%) apresentaram queda de 0,82 pontos percentuais com relação a abril. Apesar dos dados gerais os cartões de crédito têm sido bem utilizados em todos os segmentos do varejo, principalmente nas Lojas de Móveis e Decoração (50,12% das vendas com esta forma de pagamento) e Farmácias, Perfumarias e Produtos Óticos (46,90%).

Em relação às vendas a prestação (16,45%) foi observado um aumento de 1,19 pontos percentuais com relação a abril. São as vendas financiadas a principal fonte de crescimento do segmento de Revenda de Veículos, com 72,74% das formas de pagamento. E as vendas com cheques pré-datados (16,09%) teve redução de 0,81 pontos percentuais com relação a abril.

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