2 de jul. de 2008

COMÉRCIO APOSTA NA 'TERCEIRA ONDA'

jornal Diário de Cuiabá (MT) 29/06/2008

Os cartões de loja ganharam uma nova modalidade. A aposta do mercado para atrair os consumidores de renda mais baixa ao mundo dos plásticos é adotar o uso de um cartão compartilhado. A proposta, chamada de "open private", foi iniciada pela Good Card e permite que o consumidor use o cartão de uma loja em outro comércio, com o mesmo crédito aprovado e possibilidades de parcelamento. O uso, normalmente, é regional. Em Mato Grosso, por exemplo, a rede de calçados Gabriela, que tinha o cartão próprio, agora forma parcerias com outros varejistas para que o Cal Card, se torne um cartão de uso compartilhado. A mudança ocorreu no ano passado.

Gilberto Dib, organizador da Cards, afirmou que essa é a "terceira onda" dos private label, como são chamados os cartões de loja. A primeira foi a possibilidade de financiar as compras, e a segunda foi a iniciativa de adotar uma bandeira. "O processo tem como princípio fidelizar o cliente. Com o tempo, as financeiras passam a se interessar pelas carteiras. Atualmente, há lojas com cartões que podem ser utilizados em qualquer outro lugar, inclusive fora do Brasil", afirma. Dib calcula que 60% dos cartões de loja já tiveram suas carteiras de clientes compradas por financeiras e parte já foi "bandeirada". O chamado open private foi a alternativa encontrada pelo comércio de pequeno e médio porte, que não tem os requisitos para uma bandeira internacional (como Visa e Mastercard).

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