2 de jul. de 2008

TIM: MAIS SERVIÇOS AO SETOR FINANCEIRO

Jornal do Commercio Brasil 30/06/2008 - Daniel Cúrio

O mercado de serviços de telefonia móvel exclusivo para empresas do setor financeiro deve crescer de 20% a 22% este ano e a TIM, líder neste segmento com 30% do total, deve seguir a mesma tendência. Em geral, os serviços oferecidos pelas operadoras são de voz e de dados. Neste último segmento, a TIM pode crescer até 30% neste ano, impulsionada pela tecnologia 3G, segundo o gerente nacional de Vendas Corporativas da TIM, Lauro Monteiro.
Monteiro disse que o setor financeiro do Brasil é conhecido por estar entre os mais automatizados do mundo e usa tecnologia para gestão de seus processos e aumento da eficiência. "O serviço da TIM é o único deste modelo disponível em todos os estados brasileiros", afirmou.
Desde o início de operação no País, a TIM é parceira de várias companhias com soluções para projetos nesta área. A empresa tem carteira de clientes com mais de 30 instituições financeiras, que utilizam os serviços de mobilidade da operadora.
"Estamos entre os maiores fornecedores para o setor financeiro, com cerca de 30 grandes empresas. Este setor é conhecido pelo foco na área tecnológica e nós nos dedicamos à inovação desde que começamos a operar no Brasil", disse Monteiro.
A lista de soluções é ampla, afirma. A TIM oferece para bancos e financeiras automação de vendas, e-mail corporativo, gerenciamento de fluxos de processos, envio de alertas para clientes e agentes financeiros e roaming internacional de voz e dados. Dentre as ferramentas mais utilizadas está o BlackBerry, a solução de e-mail móvel de maior sucesso no mundo, trazida pela TIM ao Brasil.
"O que nós oferecemos é um composto de hardware e solução para cada demanda. No Brasil, trabalhamos com equipamentos similares aos utilizados na Europa e nos estados Unidos. Já na aplicação de soluções existem adaptações feitas para o Brasil, para atender às especificidades regionais e das empresas", afirmou Monteiro.
Segundo o gerente, a Tim opera com empresas financeiras de todos os portes. "Temos dois canais de vendas. Em um, atendemos à demanda das grandes empresas do setor, com gerentes e consultores especializados. No outro, que é força de venda terceirizada, trabalhamos com as pequenas e médias empresas", disse.
hsbc. Entre os primeiros usuários da ferramenta, está o HSBC. O banco tem base distribuída entre profissionais do Brasil, Chile, Peru e Uruguai, resultado da concentração do atendimento para a América do Sul na área de tecnologia da filial brasileira. Para o atendimento à região, instalou o primeiro BlackBerry Enterprise Servers (BES) brasileiro e, este ano, um segundo servidor foi incluido na operação.
O HSBC começou a usar o BlackBerry no Brasil a partir de demanda do presidente do banco, Emilson Alonso, que teve contato com a ferramenta em reuniões com executivas da corporação. A solução utilizada segue padrão global adotado pelo HSBC, que optou pelo servidor Lotus Domino e pelo Instant Message Sametime, e conta com 25 mil aparelhos.
Há outros serviços como os das agências de notícias Broadcast e Bloomberg e solução para aprovação de viagens. Esta última aplicação agilizou os processos para os executivos no período em que estão fora da empresa ao permitir o fluxo dessas aprovações pelo BlackBerry. O HSBC testa outras quatro aplicações com o aparelho, voltadas a automação de vendas.
Com porte muito menor que o do HSBC, o Rabobank, banco de investimento especializado em financiamentos e transações de bens rurais, já opera servidor BES dedicado para suporte aos executivos do banco que usam o BlackBerry.

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