23 de jul. de 2008

REDE ELETRO ABRE SUAS LOJAS PARA PRODUTOS DA LOSANGO

jornal Valor Econômico 14/07/2008 - Danilo Jorge

A Ricardo Eletro será uma das bases de expansão física da Losango. Acordo que acaba de ser firmado abre as 250 lojas da rede varejista mineira de eletroeletrônicos para a instalação de pontos-de-venda da financeira do grupo HSBC. Até dezembro, serão instalados 180 quiosques com a marca da instituição para oferecer um pacote extenso de produtos financeiros - de empréstimos pessoais a seguros.


A recente parceria faz parte de um planejamento mais ambicioso da Losango, que busca dar maior amplitude à sua base de distribuição, composta atualmente por 250 agências próprias em todo país, usando como veículo grupos varejistas com forte penetração regional. A idéia é instalar pontos-de-venda no interior das lojas dessas redes de varejo, para atingir, preferencialmente, as classes C D e E.


"Esse público de baixa renda tem apresentado crescimento de patrimônio nos últimos anos no Brasil, impulsionando a demanda por serviços bancários", afirma Hilgo Gonçalves, executivo-chefe da financeira, que atua no mercado como uma promotora dos produtos do HSBC. A meta é abrir 250 quiosques nas redes varejistas neste ano e mais 500 em 2009.

O projeto de expansão foi lançado discretamente em abril, em associação com a DMA Distribuidora, dona dos supermercado mineiros Epa e MartPlus e o hipermercado ViaBrasil. No Epa, mais popular, estão em funcionamento 54 quiosques da Losango. Por meio deles, os clientes podem abrir conta corrente, contratar cartão de crédito e obter financiamentos. Podem, ainda, pagar faturas e contas de concessionárias públicas.


Segundo Gonçalves, a Losango negocia contratos com vinte redes varejistas, que, juntas, controlam 1,5 mil lojas em todo país. Entre elas, estão a Fujioka (Paraná), CityLar (Mato Grosso do Sul), Insinuante (Bahia), Manlec (Rio Grande do Sul), Esplanada (Pará) e Maranata (DF), além das mineiras DMA e Ricardo Eletro. "Os contratos são de longo prazo, de cinco a 15 anos", diz o executivo-chefe da Losango.


Com 20 milhões de clientes cadastrados, a financeira quer aumentar em 20% seus ativos de crédito, que totalizaram R$ 2,8 bilhões em 2007. Também pretende dobrar a emissão de cartões de crédito, que no ano passado alcançou a marca de 1,5 milhão de plásticos.


Embora esteja acertada a abertura de 180 pontos-de-venda da Losango este ano, a Ricardo Eletro quer acelerar essa meta. "Vamos trabalhar para chegar a dezembro com quiosques em todas as nossas 250 lojas", afirma Ricardo Nunes, presidente da rede varejista mineira. Segundo ele, esse recente contrato com a financeira consolida a parceria de quase duas décadas com o grupo HSBC. "Atuamos como correspondente do banco, distribuindo diversos produtos, como empréstimo pessoal e crédito ao consumidor, com os nossos sete mil vendedores", afirma Nunes.


É o HSBC, por exemplo, que dará o suporte financeiro à expansão da Ricardo Eletro. Uma linha de financiamento fornecida pelo banco vai amparar o investimento de R$ 80 milhões que a rede vai fazer até o final de 2009 para fortalecer sua posição na região metropolitana do Rio de Janeiro, onde opera desde maio com 13 lojas.


Até o final do ano, mais 22 lojas serão abertas, sendo 15 em julho e agosto. Para 2009, está prevista a abertura de mais 35 unidades. No Nordeste, a Ricardo Eletro investirá R$ 5 milhões para inaugurar oito pontos até dezembro: cinco no interior da Bahia e mais três em Maceió (AL). A Ricardo Eletro está presente em Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro e no interior de São Paulo.


A empresa atende a cerca de dois milhões de clientes ao ano e deve encerrar 2008 com faturamento de R$ 2 bilhões, 60% acima do apurado em 2007. Parte desse crescimento se deve à consolidação do resultado das 80 lojas da rede MIG, cujo controle foi comprado pela Ricardo Eletro no final do ano passado.

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