15 de jun. de 2008

TERMINAIS COMPARTILHADOS RESPONDEM POR 45% DAS TRANSAÇÕES COM CARTÕES

portal Partner Report 13/06/2008 - Heloisa Valente


O uso dinheiro de plástico no Brasil segue em ritmo forte de expansão. Nos últimos cinco anos, o crescimento tem ficado acima de 20%. No entanto, a indústria tem como meta expandir atividades em lugares onde o dinheiro em espécie ainda é muito utilizado para pequenas transações. O compartilhamento de terminais é visto como uma das práticas mais bem estruturadas para dar continuidade ao desenvolvimento da indústria. Atualmente, 45% das transações com cartões no Brasil passam por terminais compartilhados, sendo que a maior parte delas é feita através de PDVs instalados em supermercados e grandes redes varejistas.

Mas, a idéia é levar terminais únicos ao pequeno varejo e a serviços como táxis, delivery, venda porta-a-porta e comunidades distantes. De acordo com Félix Cardamone, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs), iniciativas para difundir o uso dos cartões fora dos grandes centros urbanos tem sido difundidas. Ele cita um projeto piloto feito entre as bandeiras Visa e MasterCard neste sentido. Em maio, as duas companhias instalaram 2 mil POS compartilhados na periferia de São Paulo e prevêem atingir 7,8 mil terminais ao final deste mês. "A idéia é trazer para o meio de pagamento eletrônico as pequenas transações feitas a dinheiro. A expansão dos terminais estimulará ainda mais o uso, reduzindo custos para os pequenos estabelecimentos", afirma.

Na avaliação do executivo, outros pontos são determinantes para o crescimento do uso dos cartões de crédito. "Trabalhar uma comunicação diferenciada que atenda a população das classes C e D é fundamental. Este público, entre 2003 e 2007, cresceu 138% dentro da base de clientes de cartões. É preciso comunicar de forma adequada para estimular o uso meio eletrônico de pagamento. Os private labels, neste sentido, têm contribuído para trazer à indústria estes novos consumidores", conta.

O crescimento das bandeiras regionais de cartões no País, na avaliação de Cardamone, é outro ponto-chave no desenvolvimento da indústria. "Elas trazem ao mundo eletrônico pessoas que têm, pela primeira vez, contato com o meio de pagamento através de estabelecimentos de pequeno porte, dos convênios, entre outras iniciativas", diz.

No Brasil, segundo a Abecs, existem 456 milhões de cartões, sendo 98 milhões de cartões de crédito, 152 milhões (lojas e redes) e 206 milhões de débito. Todos juntos responderam por um faturamento de R$ 114 bilhões no primeiro quadrimestre deste ano. A previsão da entidade é de um faturamento de R$ 375 bilhões ao final de 2008.

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