27 de jun. de 2008

A EVOLUÇÃO DO M-COMMERCE

jornal Diário do Comércio (SP) 24/06/2008 - Sergio Kulpas

De acordo com a associação inglesa da indústria de pagamentos Apacs ( http://www.apacs.org.uk/ ), o varejo caminha rapidamente para a universalização do uso do celular como tecnologia de pagamento.

Chamada de "m-commerce" (comércio móvel), a tecnologia conecta usuários, bancos, operadoras de celular e estabelecimentos comerciais, permitindo que o cliente pague por uma mercadoria apenas aproximando o celular de um equipamento no caixa da loja. O débito é feito direto na conta do cliente, como um cartão magnético.

Segundo a Apacs, no Reino Unido já são mais de 330 mil celulares equipados com a tecnologia que permite pagamentos sem contato em estabelecimentos comerciais e vending machines de lojas de conveniência, postos de combustível, estações de trem e aeroportos.

A associação diz que 6.000 varejistas já possuem o equipamento para processar pagamentos através do sistema sem fio. Porém, a grande maioria dos usuários e dos comerciantes prontos para usar a tecnologia ainda se concentra na área metropolitana de Londres.

Segundo Jemma Smith, porta-voz da Apacs, o uso do celular como meio de pagamento está se popularizando rapidamente no Reino Unido. Segundo Smith, o uso preferencial da tecnologia ocorre em compras de baixo valor, em transações muito rápidas. Ela disse que a adoção universal da tecnologia no varejo é apenas questão de tempo.

Em janeiro deste ano, um estudo da firma Juniper Research indicou que a explosão no uso de celulares motivaria uma "corrida do ouro" pelas operadoras de telefonia e bancos, todos querendo oferecer mais vantagens e serviços financeiros sem fio. A Juniper estima que mais de US$ 587 bilhões em transações comerciais via celular serão movimentados até o final de 2011.

Na Inglaterra, além das lojas, a tecnologia de pagamento por celular também pode ser usada em táxis, nas lanchonetes do McDonald's e no sistema de transporte coletivo. As grandes operadoras de cartões têm seus sistemas: a Visa usa a tecnologia 'PayWave' e a MasterCard usa o PayPass'.

Kevin Smith, diretor de inovação e adoção tecnológica da Visa na Europa, disse que há algum tempo os varejistas abraçaram as tecnologias de verificação de chips e PIN para evitar fraudes com cartões. Essas tecnologias funcionam como "porta de entrada" para os pagamentos via m-commerce, já que a plataforma é praticamente a mesma. O custo para a adoção da tecnologia pelo varejo é relativamente baixo, disse Smith.

Smith disse ainda que todos os benefícios existentes hoje nos cartões magnéticos podem ser oferecidos via celular. Ele ressaltou que o celular é especialmente atraente como forma de pagamento em grandes centros urbanos, para pequenos gastos diários (como café da manhã, táxi, jornal, etc.), por usuários que estão com pressa.


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