5 de jun. de 2008

CSU FECHA SETE CONTRATOS NA ÁREA DE CALL CENTER

jornal Valor Econômico 02/06/2008 - Claudia Facchini

A CSU CardSystem acaba de fechar contratos para o fornecimento de serviços de call center com sete empresas: TIM, Claro, HSBC, NET, TVA, Carrefour e Porto Seguro. Os acordos irão gerar uma receita de R$ 50 milhões ao ano para companhia, segundo informou o presidente executivo, Marcos Ribeiro Leite. Esta divisão é a mais vulnerável da CSU, cujo carro-chefe é a emissão de cartões de crédito para bancos, varejistas e seguradoras.

No primeiro trimestre, a área de call centers (TeleSystem) registrou uma queda de 12,3% nas vendas brutas em relação a igual período de 2007. A receita da divisão foi de R$ 29,6 milhões e a geração de caixa (calculada pelo Lajida, lucro antes das despesas com impostos, juros, amortização e depreciação) ficou negativa em R$ 470 mil. O resultado, porém, já é melhor do que os R$ 2,7 milhões negativos obtidos há um ano.

Com os novos contratos, a companhia espera melhorar os indicadores, disse Leite. Na sexta-feira, as ações da CSU fecharam em alta de 2,5%, a R$ 4,90. Em maio, os papéis acumulam valorização de 9,4%. No entanto, a CSU não conseguiu atrair investidores. Desde o lançamento, em maio de 2006, suas ações caíram 78,8%.

A empresa espera reverter o canário com a divisão de cartões, a mais promissora. As vendas brutas da companhia nesse setor cresceram 34,2% no primeiro trimestre, alcançando R$ 88,3 milhões, e o lajida foi 86% maior, totalizando R$ 13,9 milhões (o que representou uma margem de 27%).

"Com o lançamento de cartões híbridos pelas varejistas, esse mercado apresenta fortes taxas de crescimento", diz Leite. As redes que já têm cartões de crédito marca própria (private label) estão agora "embandeirando" os plásticos - basicamente com as marcas Visa e Mastercard. Assim, os cartões podem ser usados em outros locais pelos consumidores.

Segundo Leite, a CSU conquistou 70% de participação de mercado na emissão dos cartões híbridos. A empresa já fechou contratos com o Carrefour, a maior varejista do país, Riachuelo e Porto Seguro, entre outros. "Assinamos (na sexta-feira) acordo com outra grande rede, mas cujo nome ainda não podemos revelar", disse Leite.

A carteira de cartões marca própria das lojas de vestuário e hipermercados já atinge milhões de plásticos. O Carrefour possui 8,5 milhões de cartões; a Renner, 12,4 milhões; a Riachuelo, 13,4 milhões, e a Marisa, 10 milhões. Estima-se que os cartões do varejo irão representar 20% de todo o mercado de cartões em 2010.

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