jornal O Estado de S.Paulo 15/11/2010 - Luiz Guilherme Gerbelli
As recompensas do cartão de crédito são sempre lembradas pelos consumidores no fim do ano. Quanto mais o cliente usa o cartão, mais pontos ele acumula. As taxas de bonificação variam entre os bancos e os benefícios vão desde assinaturas de revistas até milhagens que podem ser utilizadas em companhias aéreas.
Pelo levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviço (Abecs), a projeção até dezembro de 2010 é de que 153 milhões de cartões de crédito estejam circulando no País - alta de 13% na comparação com 2009.
"A melhor dica que eu posso dar para quem quer somar pontos é concentrar o gasto. Não ter vergonha de comprar o pãozinho da padaria com o cartão crédito", afirma o gerente executivo do Santander, Mário Hollaender.
A desvalorização do dólar frente ao real também facilita o acúmulo de pontos. O saldo é realizado com base na conversão do gasto do cliente para a moeda americana. Ou seja, para acumular 1 ponto o consumidor brasileiro tem de gastar aproximadamente R$ 1,72.
As principais companhias aéreas do País - TAM, Gol e Azul - possuem parcerias com os bancos para a troca de milhagem. O consumidor interessado também deve estar atento para as parcerias com empresas internacionais. Entre as mais recorrentes, estão a Delta Airlines e a portuguesa TAP.
Na avaliação do diretor da Abecs, Fernando Teles, o consumidor que optar pelo uso do cartão de crédito para o acúmulo de milhas não corre o risco de se endividar. "A própria Abecs promove campanhas educativas", diz. "Ninguém vai se endividar porque pensará em como obter milhas futuras."
Mais do que oferecer simples benefícios, os programas de recompensa funcionam como uma maneira de tornar o correntista mais fiel à marca. "Essa troca tem um componente de reconhecimento. É uma troca de valor que propicia negócios na forma de reconhecimento", afirma Marcio Henrique Parizotto, diretor do Bradesco.
O banco Itaú Unibanco também oferece um programa de fidelidade. Dependendo do tipo de cartão, o gasto de US$ 1 dólar pode gerar até 1,5 pontos.
De olho na fidelidade do cliente, o Citibank lançou no fim do mês passado um cartão de crédito que concederá até dois pontos de benefícios para cada dólar gasto. "Os nossos clientes que poderão utilizar esse benefício são aqueles cuja bonificação supera R$ 3 mil", diz o Diretor de Produtos e Serviços da Credicard, Luiz Almeida.
A intenção da empresa é contar com 300 mil clientes até outubro de 2011, quando termina o período de divulgação. Na semana passada, o Santander lançou o cartão Ferrari (a montadora é patrocinada pelo banco). "O nosso catálogo de recompensa será com produtos licenciados da Ferrari", diz Hollaender.
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