11 de jul. de 2008

VISA FILIA 216 MIL LOJAS NA CHINA

jornal Gazeta Mercantil 09/07/2008 - Jiane Carvalho

Tudo pronto para as Olimpíadas da China. Ao menos no que se refere à infra-estrutura montada pela Visa, um dos patrocinadores do evento, para atender aos turistas que acompanharão os jogos, cuja abertura oficial está marcada para 8 de agosto. Patrocinadora dos Jogos Olímpicos desde 1986, a Visa focou suas ações para o evento na China no crescimento das redes de aceitação de cartões.

Em parceria com o Bank of China, outro patrocinador olímpico, a Visa instalou caixas automáticos e terminais POS para leitura de seus cartões em pontos de venda dentro e fora dos locais de competição. Em quatro anos, foram instalados 90 mil caixas automáticos (ATMs) e filiados 216 mil estabelecimentos, com a instalação de POS.

"Só para se ter uma idéia da importância deste crescimento, temos no Brasil por volta de um milhão de POS em operação, isto após 20 anos aqui", compara o vice-presidente adjunto de marketing da Visa do Brasil, Luis Cassio de Oliveira. "Os investimentos em infra-estrutura para os jogos são importantes porque eles permanecem após o evento, estimulando o crescimento no uso dos cartões", diz. Segundo o executivo, a bandeira tem 60% do mercado chinês. A Visa não informa o valor investido nos Jogos. No campo esportivo, a empresa também patrocina os Jogos Paraolimpicos, desde 2002, e as competições da FIFA, desde o ano passado.

Além da ampliação da infra-estrutura, a Visa também investiu em campanhas publicitárias globais e no mercado chinês, envolvendo os jogos olímpicos, e na montagem de 117 quiosques dentro e fora da Vila Olímpica para orientar os turistas. "Os eventos esportivos patrocinados pela Visa ajudam a reforçar a marca, estimulando o crescimento dos negócios globais", afirma Oliveira.

A Visa, empresa de capital aberto, não divulga sua expectativa quanto ao crescimento da operação na China, fruto dos investimentos. No entanto, o desempenho dos cartões em outros eventos patrocinados pela bandeira dão uma idéia do potencial de geração de negócios. Durante as Olimpíadas de Inverno em Salt Lake City, em 2002, as vendas com Visa cresceram 30% em relação ao mesmo período em 2001. As transações com Visa na Grécia em agosto de 2004 aumentaram 55% sobre o ano anterior. "O mercado chinês é super importante para a estratégia da Visa e embora nos grandes centros a aceitação dos cartões seja grande há muito a avançar em cidades menores", diz Oliveira.

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