O Banco Santander lançou ontem o cartão de crédito Santander Reward, que devolve ao usuário de 2% a 2,5% dos gastos mensais em dinheiro ou crédito no próprio cartão. "Nossa expectativa é vender 300 mil cartões em 2008. Para 2009, deverão ser 500 mil", afirma Nuno Almeida Matos, vice-presidente de meios de pagamento do banco. Essa é a primeira iniciativa nesse sentido por conta dos bancos. "Com tais características, achamos que é o único do mercado."
Segundo ele, para o desenvolvimento do cartão e na campanha de marketing disparada ontem foram investidos R$ 34 milhões. Ele conta que foi feita uma pesquisa com potenciais clientes do Reward para saber o que eles queriam de um novo produto e muitos disseram que os programas de recompensas com brindes e milhagem aérea não os satisfazia.
O novo cartão usará as bandeiras Visa e MasterCard. A taxa de juros cobrada no crédito rotativo será de 9,90% ao mês, com uma anuidade dividida em quatro parcelas de R$ 24,50. O Santander tem outros tipos de cartões, como o Free, livre de taxa de anuidade, e o Light, que cobra metade dos juros no crédito rotativo.
A expectativa do executivo é de que o tíquete médio do cartão novo fique entre R$ 1 mil e R$ 1,2 mil. Pelas contas de Matos, um cliente que gaste R$ 2 mil ao mês terá R$ 500 de recompensa ao final de um ano. O percentual de bônus sobe a cada ano, passando dos 2% no primeiro, para 2,1% no segundo, até atingir 2,5% do total.
De acordo com informações do Santander, o banco hoje ocupa a sexta colocação no mercado de cartões, com 6% de participação. "Se somarmos com o Banco Real (comprado pelo Santander), chegamos ao quarto lugar", calcula Matos. Essa posição deixa as instituições com 12% do segmento.
Um comentário:
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