23 de jul. de 2008

PRIVATE LABEL: MUITOS CARTÕES E POUCA ATIVAÇÃO

portal Partner Report 18/07/2008 - Heloisa Valente

Os private labels são os que mais crescem dentro da indústria de cartões. Até o mês de junho deste ano, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), os plásticos nesta categoria somaram 156 milhões de unidades, respondendo por um faturamento de R$ 4 bilhões no sexto mês do ano. No entanto, a ativação é baixa, muitos varejistas chegaram a ter média de 1,3 transação por cartão/ano ao longo de 2007.


Estudo detalhado sobre o setor, realizado pela CardMonitor, empresa especializada em análises para a indústria de meios eletrônicos de pagamento, aponta que entre as maiores carteiras de cartões próprios, como é o caso das lojas Marisa, Riachuelo e Renner, a ativação variou entre 1,1 e 1,3 transação/ano. Uma das alternativas para alavancar o uso tem sido o embandeiramento dos plásticos com as marcas globais Visa, MasterCard, American Express e Diners.


No Brasil, os maiores emissores de cartões private label são: C&A (15 milhões de plásticos), Pernambucanas (14 milhões), Riachuelo (13 milhões), Renner (12 milhões), Marisa (10 milhões), Carrefour (8 milhões), Leader Magazine (4 milhões), Ipiranga (4 milhões), Lojas Esplanada (3 milhões), G.Barbosa (1 milhão) e Lojas Americanas (750 mil). Os dados foram finalizados pela CardMonitor com os balanços fechados de 2007.

Entre estes varejistas, apenas as lojas Renner e Marisa ainda não divulgaram intenção de converter parte da base em cartões híbridos. Carrefour, Pernambucanas, Riachuelo, Magazine Luiza e Leader Magazine já emitem plásticos bandeirados ou estão na iminência de fazê-lo. A C&A, Americanas e o Pão de Açúcar trabalham com o produto híbrido há mais tempo.


A principal vantagem no trabalho junto às bandeiras é o aumento da capilaridade na rede de aceitação, fazendo com que o cliente tenha opção de uso do cartão em vários estabelecimentos. Mas, para garantir a fidelidade do consumidor à loja emissora, algumas ações são desenvolvidas, como parcelamentos maiores para as compras pagas com o cartão próprio, descontos exclusivos e outros diferenciais.


Ainda de acordo com o levantamento, os maiores gastos médios com os cartões private labels no ano passado foram realizados pelos clientes das lojas Americanas (R$220/ano), seguido por consumidores da rede Marisa (R$ 119/ano), Renner (R$143/ano) e Riachuelo (R$ 123/ano). Para 2008 a estimativa é que a indústria dos cartões de loja cresça 10% em relação ao ano passado.


* Com informações da CardMonitor


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