boletim TI Inside 30/06/2008
A GSM Association (GSMA), que representa mais de 750 operadoras de telefonia móvel GSM em todo o mundo, firmou parceria com a European Payments Council (EPC), organização que representa 8 mil bancos na Europa e na Área Economica Européia (EEA), que compreende 12 membros União Européia mais a Áustria, Finlândia, Suécia, Noruega e Islândia, juntamente com a Suíça, para desenvolverem um trabalho de cooperação com o propósito de permitir que clientes paguem compras no supermercado, restaurantes e outras contas utilizando seus telefones celulares.
Os serviços serão facilitados por um "Trusted Service Manager", que irá apoiar os bancos e as operadoras de telefonia móvel na distribuição, configuração e ativação do pedido de pagamento do feito pelo terminal móvel com UICC (Universal Integrated Circuit Card), chip de cartão usado em redes GSM e UMTS. A GSMA, através de sua iniciativa Pay-Buy-Mobile, e o EPC irão se concentrar inicialmente na definição de um documento detalhando o conjunto mínimo de requisitos para um Trusted Service Manager e o desenvolvimento da interface com os bancos e as operadoras de celular.
"Juntos, o European Payments Council e a GSMA estão bem preparados para desenvolver as ferramentas para que nossos membros possam implantar serviços de pagamento móvel que funcionem em nível internacional ", disse Alex Sinclair, CTO (chief technology officer) da GSMA. "Estamos ansiosos para uma produtiva relação de trabalho com o EPC."
Atualmente, sete operadoras de celular realizam testes para pagamentos móveis e outras sete planejam fazê-los em um curto espaço de tempo. "Trazer maior competição ao mercado de pagamentos tem sido o meu objetivo e acordos como esse mostram as possibilidades que as novas tecnologias podem oferecer", disse o comissário interino da União Européia, Charlie McCreevy, em um comunicado.
A meta da parceria é estabelecer um padrão para uso dos micropagamentos no bloco que utilize a tecnologia Near Field Communications (NFC), plataforma para pagamentos sem contato que permite que os dados sejam transmitidos a partir do chip do celular a curtas distâncias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário