23 de jul. de 2008

METRÔ QUER 16 ESTACIONAMENTOS EM LINHAS DE SP

portal Terra 17/07/2008

O Metrô pretende instalar 16 estacionamentos em pontos estratégicos ao longo de suas linhas para estimular a integração do uso de carros com transporte público na cidade São Paulo.

Segundo o Metrô, na primeira fase do programa "Metrô Fácil Estacionamento", a expectativa é implantar duas unidades - uma na estação Corinthians-Itaquera, da Linha 3 - Vermelha, e uma na Imigrantes, da Linha 2 - Verde. Na primeira, serão inicialmente 250 vagas, chegando posteriormente a 550 lugares. Em Imigrantes, haverá 117 espaços.


A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) estuda desde o início do ano o sistema. Segundo a empresa, o serviço usará o mesmo cartão do bilhete único: quando o usuário estacionar seu carro próximo a uma estação terá direito à passagem de ida e volta.


Ao pagar o estacionamento com o cartão, o veículo tem direito a 12 horas de estadia e o passageiro a mais duas viagens (ida e volta) dentro desse mesmo período. Quando encostar o cartão no validador, a catraca é liberada e não será débitado mais nenhum valor. Caso o usuário ultrapasse as 12 horas, será cobrado R$ 1 a mais por hora.


Até o momento, o valor da integração ainda não foi definido, mas a idéia é que seja baixo para que incentive o uso. Além de receberem automóveis, os estacionamentos contarão com espaços para motos e bicicletas.

O projeto começou a ser desenvolvido em novembro de 2007. "O objetivo é atrair os motoristas, que gastam muito tempo no trânsito, para que usem mais o Metrô com preços acessíveis", afirmou a chefe do departamento de negócios do Metrô, Cristina de Carvalho Bastos.


Após estudos de viabilidade, o Metrô priorizará a implantação dos estacionamentos em estações periféricas, para que os usuários do coletivo possam complementar o trajeto que costumam fazer de carro com o Metrô. Entre as estações que devem receber o serviço estão Tucuruvi, Santana, Itaquera

Nenhum comentário: