4 de dez. de 2011

UNIVERSIDADE CORPORATIVA INVESTE EM CONTEÚDO VIRTUAL

jornal Valor Econômico 22/11/2011 - Jacilio Saraiva

A Universidade Corporativa do Sebrae encampa três novas iniciativas a partir deste mês. O projeto Saber, de disseminação de conteúdo didático pela internet; o Eu Ensino, Eu Aprendo, de oferta de cursos livres ministrados por colaboradores do órgão, e a ampliação da biblioteca virtual, que pode passar de 250 títulos para 100 mil livros nos próximos meses.

O investimento nas ações supera US$ 1 milhão, até 2015. Também está em andamento a capacitação de 1,2 mil gestores e agentes de inovação para ajudar na adoção de normas técnicas e certificações entre os pequenos negócios.

"O projeto Saber é uma plataforma colaborativa on-line para qualquer tipo de registro que os empregados do Sebrae queiram fazer", explica Paulo Volker, gerente-adjunto da Universidade Corporativa. A novidade permite que conteúdos sejam publicados e compartilhados, pela internet.

"Vamos contratar consultores externos que ofereçam tutoriais de aperfeiçoamento de texto para os funcionários." A meta é que, em três anos, todo colaborador do Sebrae já tenha usado a ferramenta para publicar algum material. A rede pode receber desde notas de reuniões e relatórios de viagens, até teses de doutorado.

A ferramenta de colaboração foi desenvolvida pela canadense Open Text. O programa é o mesmo usado em páginas colaborativas de grandes portais na internet. Inclui recursos de georreferenciamento, capazes de indicar as unidades do Sebrae que mais colaboram na produção e na distribuição de conteúdo. O material publicado também poderá ser encontrado na biblioteca virtual do Sebrae, que recebeu investimentos de R$ 300 mil. Também será possível baixar todo os arquivos digitalizados em smartphones. O acervo tem 250 títulos e a entidade está negociando com uma editora internacional de conteúdo para ampliar o conjunto para 100 mil volumes.

No programa Eu Ensino, Eu Aprendo, a ideia é oferecer cursos livres ministrados pelos colaboradores do Sebrae. "Vamos estimular a organização de treinamentos dentro do sistema Sebrae", diz Volker. "Uma consultora que viajou à China, por exemplo, pode dar um curso sobre as empresas que visitou e ajudar mais pessoas a ter informações sobre o país."

A Universidade Corporativa tem quase mil professores e 5% do quadro de ensino são de colaboradores do Sebrae. "Queremos elevar essa participação para 30% e reduzir despesas com a contratação de professores. É preciso acabar com o hábito de achar que todo treinamento tem de ser feito com terceiros ou consultores externos."

A Universidade Corporativa foi criada em 2008 e até o início de 2011 era parte da unidade de gestão de pessoas do Sebrae. Em fevereiro, tornou-se uma célula autônoma dentro da entidade, com um orçamento de R$ 12 milhões anuais. 88% dos colaboradores do serviço já passaram por treinamentos na central de ensino, de acordo com Volker. Até agora já foram ministrados quase 300 tipos de cursos e eventos de capacitação para 23 mil pessoas.

Os programas incluem cursos regulares de 20 a 30 horas, aulas sob demanda e baterias de desenvolvimento individual. No ano passado, foram oferecidos 1,9 mil treinamentos on-line, 1,8 mil cursos de formação de multiplicadores e 88 MBAs corporativos. Foram treinados 608 consultores e 250 agentes locais de inovação (ALI).

Recentemente, o Sebrae aprovou proposta para a oferta de cursos de mestrado aos colaboradores, a partir de convênios com instituições do Brasil e do exterior. A intenção é criar um grupo de especialistas em gestão e criação de políticas inovadoras nas pequenas empresas.

Por conta das viagens que precisa fazer como coordenadora nacional de aquicultura e pesca do Sebrae-Nacional, Newman Costa matriculou-se há três meses em um curso de inglês on-line na Universidade Corporativa. O programa tem duração de um ano. "O formato é perfeito para quem vive viajando", diz a executiva, que gerencia 58 projetos em 19 estados. Newman decidiu investir no treinamento por conta das missões internacionais que precisa participar e pelo aumento de visitantes estrangeiros, interessados no trabalho da rede Sebrae.

Até junho de 2012, o braço de ensino do Sebrae e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) vão capacitar 1,2 mil gestores e agentes de inovação para apoiar 30 mil empresas na adoção de padrões de mercado. Os investimentos somam R$ 9 milhões em oficinas de capacitação de multiplicadores. Serão priorizados dez setores nas aulas, como móveis, têxtil e alimentação. O estímulo à certificação pretende abrir novas perspectivas de ganhos aos empresários durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Segundo o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, o turista estrangeiro é mais seletivo e prefere produtos certificados.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Educação Corporativa (Abec) e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), há cerca de 300 instituições de ensino corporativo no Brasil. Entre os alunos, 87% pertencem às áreas executiva e administrativa das organizações.

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