portal InfoMoney 29/11/2011 - Viviam Klanfer Nunes
A maioria dos brasileiros prefere os meios eletrônicos de pagamento, em vez dos de papel, segundo revela pesquisa feita pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).
Nesse sentido, foi identificado que 55% dos brasileiros que possuem algum tipo de cartão preferem fazer compras com meios eletrônicos de pagamento. Em 2010, o percentual era de 52%.
São Paulo e Brasília
As capitais que apresentam o maior índice de preferência são Brasília e São Paulo, com 61% das pessoas em ambas as localidades que possuem algum tipo de cartão preferindo fazer pagamentos com meios eletrônicos do que com dinheiro.
De acordo com a pesquisa da Abecs, proporcionalmente, esses mesmos lugares têm a menor preferência pelo dinheiro de papel, sendo 35% em Brasília e 36% em São Paulo. Entre as razões para tal preferência, o destaque é a praticidade.
Para 50% dos entrevistados que possuem cartão, o fato de não precisar andar com dinheiro no bolso é o que chama mais atenção para essa modalidade de pagamento. Em 2009, o índice era de 36%.
Além da praticidade, outro fator para o uso do cartão é a segurança, mencionada por 30% dos usuários, contra 23% em 2009.
Por outro lado, 14% dos entrevistados que preferem usar o dinheiro citam a praticidade como elemento fundamental. A segurança é citada por 2% dos entrevistados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário