portal Diário Digital (Portugal) 07/12/2011 - Sandra Gonçalves
Cerca de 34% dos portugueses possui cartão de crédito, dos quais 18% tenciona utilizá-lo para fazer as suas compras de Natal, num valor médio de 260 euros, segundo uma análise recente do Observador Cetelem.
Esta análise teve como principal objectivo perceber quais são os comportamentos e intenções de compra dos consumidores portugueses para o Natal 2011.
O estudo mostra ainda que são as classes altas (AB/C1) que mais possuem cartões de crédito - 39% comparativamente com os 13% das classes baixas (C2/D).
O inquérito revela também que a percentagem de homens com cartão de crédito (40%) é superior à das mulheres (29%). Os inquiridos mais jovens e os mais velhos são os que possuem menos cartões de crédito – 82% dos indivíduos entre os 18 e os 24 e os 55 e os 65 anos diz não possuir.
Enquanto, o norte é a região do país onde mais pessoas possuem cartão de crédito (46%), o sul é a que menos possui (21%).
O Observador Cetelem revela também que mais de metade (53%) das famílias portuguesas tenciona utilizar cartões de fidelidade e/ou programas de pontos durante a época natalícia. Uma tendência mais acentuada na zona do Porto, onde 78% dos inquiridos afirma que irá utilizar este tipo de cartão, e menos marcada na região de Lisboa, onde apenas 51% dos indivíduos afirma que pretende recorrer a cartões de fidelidade e pontos nas suas compras de Natal.
Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 500 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 3 a 4 de Outubro de 2011. O erro máximo é de + 4,4 para um intervalo de confiança de 95%.
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