4 de dez. de 2011

CASAS BAHIA GARANTEM DESCONTOS DE ATÉ 60%

jornal Diário do Nordeste 23/11/2011 - Armando de Oliveira Lima

Executivos das Casas Bahia revelaram a meta de conquistar até 35% do mercado cearense no segmento

Acirrando ainda mais o mercado cearense de lojas de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis, a cadeia nacional Casas Bahia inaugura hoje as suas duas primeiras unidades no Estado. Os investimentos anunciados pelo grupo são de R$ 7 milhões.

Localizadas no Centro da cidade e na Aldeota (Shopping Center Um), as lojas abrem às vésperas do período do ano considerado melhor para o comércio varejista, o Natal. As lojas abrem com descontos de até 60% nos produtos, segundo afirmou na manhã de ontem, o presidente do conselho administrativo da Globex - holding que administra as Casas Bahia e o Ponto Frio -, Michael Klein.

Parcelamento "sem juros"

Klein adiantou que nos primeiros dias de funcionamento, dentro da estratégia para atrair mais clientes, todos os artigos das duas unidades poderão ser comprados em até dez vezes sem juros no cartão de crédito.

De acordo com o executivo, o método de pagamento se dará assim no primeiro momento, mas em breve chegará a Fortaleza o crediário e o cartão próprio da marca Casas Bahia.

No total, todos os dez mil produtos comercializados pelas 550 lojas da rede estarão nas prateleiras cearenses.

Klein ainda ressaltou a estratégia de promoção usada por eles, na qual os produtos se revezam com 10% de desconto nos preços ao longo do mês.

Lojas por perfil de cliente

A unidade voltada para as classes C e D, segundo o empresário, será a localizada na Praça do Ferreira e abrirá suas portas 9h de hoje. Já a outra, no shopping Center Um, foi concebida sob o modelo conceito da rede, de olho nas classes A e B, e abrirá 11h. Atualmente, no mercado cearense, além das redes de lojas locais do gênero, também atuam grandes cadeias como o Magazine Luiza, que comprou as cearenses Lojas Maia, e a Ricardo Eletro, através da fusão com a Insinuante e Lojas Rabelo.

Expansão nos shoppings

O vice-presidente comercial da Globex, Roberto Fulcherberguer, ainda afirmou que o interesse das Casas Bahia no Ceará é conquistar cerca de 30% a 35% de participação no mercado, semelhante ao que a marca detém nacionalmente, de acordo com informação dele.
Para tal, a ampliação do número de lojas já está sendo planejada. Acompanhados do vice-presidente administrativo da holding, Jorge Herzog, os outros dois executivos anunciaram negociações com todos os shoppings de Fortaleza para a instalação de unidades em cada um deles, respeitando a área de influência de todos.

Presença nos bairros

Além disso, a chegada em outros polos comerciais da cidade, como o bairro Montese, e até em cidades vizinhas, a exemplo de Caucaia e Maracanaú foi mencionada para breve.

"A nossa ideia é formar uma boa freguesia para saber como ela se comporta e utilizar um carnê de compras adequado para eles", disse Klein.

Reinvestimento

Presente em apenas dois estados nordestinos antes do Ceará - Bahia e Sergipe -, o vice-presidente comercial afirmou que a participação das unidades em toda a rede chega a apenas 6% atualmente. No faturamento, é de 3%. No entanto, ele garantiu que "a política da empresa é reinvestir 100% do lucro no Estado", na promoção de novas lojas e treinamento de pessoal.

Empregos

"Nós temos praticamente uma escola de varejo", ressaltou, informando sobre a contratação e treinamento de 93 cearenses, que foram levados a unidades da rede em outros estados.

Investimento

7 mi de reais foi o valor do investimento para as duas primeiras unidades da rede de lojas. O Ceará é o terceiro Estado do Nordeste a contar com a presença das Casas Bahia

MAIS INFORMAÇÕES
Abertura da Casas Bahia na Praça do Ferreira às 9 horas, hoje. A unidade do Center Um, na Avenida Santos Dumont, abre às 11 horas.

INTERIOR CONTEMPLADO
35 unidades em dois anos é o plano

Sobre a expansão da Casas Bahia no Ceará, os três executivos informaram que o estudo prévio encomendado por eles considerou não só a Capital, mas também cidades do Interior como Sobral, Juazeiro do Norte e Crato e que a meta é atingir um número mínimo de 35 unidades em dois anos. Já para 212, espera-se contar com cerca de 15 estabelecimentos. A meta também gerará demanda para seja construído um centro de distribuição dentro do Estado. "A partir de 12 ou 15 lojas, nós já iremos iniciar a prospecção para escolher local para o centro", afirmou Michael Klein. Atualmente, três contratos já foram assinados para a construção de novas lojas da rede em Fortaleza. Com o Centro, Klein declarou que "a ideia é ter uma frota própria com pessoal próprio para distribuir e realizar as entregas dos produtos". Para as entregas das duas unidades em funcionamento, caminhões próprios foram garantidos, segundo o executivo.

Faturamento

Outro ponto buscado pelas Casas Bahia nas lojas fora do Sudeste é atingir o faturamento médio da rede, que é de R$ 2,5 milhões. Na Bahia, considerada pela holding o exemplo mais próximo da realidade cearenses, em dois anos, este número é de R$ 1,2 milhão.
Em todo o Nordeste, dentro de dez anos, a meta da Globex é possuir 100 lojas da Casas Bahia e o próximo estado a receber a marca será Pernambuco, segundo informou o vice-presidente comercial, Roberto Fulcherberguer. Sem revelar valores, ele ainda citou o investimento de 3% do faturamento de toda a rede em publicidade, o que foi alargado no Ceará para a inauguração. "Vamos contratar todos as mídias locais", afirmou.

Sem Ponto Frio

A respeito da chegada de outra marca da holding no Ceará, como o Ponto Frio, os executivos garantiram que as Casas Bahia é a rede considerada por eles a melhor estruturada e com perfil para atuar no mercado nordestino e que não é de interesse da Globex trazer a outra marca para a região. Já sobre as vendas on-line das Casas Bahia, apesar de o site ser administrado por outra empresa da holding, Fulcherberguer garantiu que a mídia para o comércio na internet será potencializada e que os consumidores cearenses poderão realizar suas compras através do site.

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